Dom Quixote de La Mancha






De Cervantes









Por Sónia Almeida

"Dom Quixote de La Mancha", de Miguel Saavedra de Cervantes, narra a história de um ingénuo senhor rural, cujo passatempo favorito é a leitura de livros de cavalaria.
Obcecado pelas aventuras descritas em tais obras, decide tornar-se cavaleiro andante sob o nome de D.Quixote de La Mancha. Assim sendo, acompanhado do seu fiel escudeiro - Sancho Panza, um camponês ignorante - e de Rocinante (um cavalo decrépito) empreende uma série de viagens fantasiadas, tendo como pano de fundo a era da cavalaria: o leitor é, desta forma, trasladado para um mundo de cavaleiros em armas, damas em apuros (Dulcineia), gigantes e monstros contra os quais D.Quixote se vê obrigado a bater em nome da justiça.
O leitor é confrontado com uma personagem que enfrenta situações árduas e ridículas, mantendo, simultaneamente, uma postura nobre e patética.
No entanto, chegado o final da segunda parte da obra, Dom Quixote volta à razão - renuncia às suas aventuras e morre como um piedoso cristão.
Trata-se de um obra hilariante, que trata, acima de tudo, a condição humana, bem como a dualidade do ser: o ser humano enquanto criatura voltada para o céu, mas presa à terra.