O vereador João Esgalhado e o arquitecto Nuno teotónio Pereira
Inaugurações
"Renovação de zonas degradadas"

Carlos Pinto inaugurou as instalações da Sociedade Polis e a Exposição de Projectos Polis.


Por Daniel Sousa e Silva


A Sociedade Polis já tem instalações na Covilhã. A sede, localizada na Rua Ruy Faleiro, foi inaugurada ontem, segunda feira, por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC). No mesmo dia, foi também inaugurada a Exposição de Projectos Polis, na Praça do Município.
Nuno Teotónio Pereira é o arquitecto responsável pela recuperação do edifício onde está instalada a partir de agora a sede da Sociedade Polis. No edifício estão sediados os gabinetes dos responsáveis pelo Polis na Covilhã e um balcão de informação ao público. A construção foi comprada pela Sociedade Polis há cerca de um ano e meio e sua recuperação custou, segundo Carlos Pinto, 250 mil euros.
Em seguida, o executivo municipal e responsáveis pela Sociedade Polis rumaram à Praça do Município, onde foi montada uma tenda, onde estão expostas maquetas e fotografias virtuais das futuras obras do Programa Polis.
Carlos Pinto, lembra que "o Programa Polis foi criado há mais de um ano para se permitir a renovação de zonas degradadas, e, desde então, surgiram, por necessidade legal, as sociedades anónimas". Para o edil, a única lamentação é o tempo despendido até ao início das obras, já que se "consumiram largos meses na discussão, elaboração e entrega dos projectos ao Ministério do Ambiente". Os projectos ainda aguardam aprovação, mas Pinto espera que seja "a breve prazo".
O presidente da CMC recorda as duas áreas privilegiadas do concelho com as obras do Programa Polis: as zonas da ribeiras da Carpinteira e da Goldra. "Para além da limpeza das ribeiras, previu-se a construção de áreas de lazer, as quais as pessoas se sintam atraídas", denota.
Os projectos apresentadas são numerosos. A construção da ponte que vai ligar a Rua Marquês D'Àvila e Bolama aos Penedos Altos, a escada rolante que vai unir Rua Marquês D'Àvila e Bolama à Rua António Augusto Aguiar, via do Mercado Municipal, ou a requalificação da zona do Rato, onde será criado um jardim e, segundo Carlos Pinto, "se vai dar a tónica à água", são apenas alguns exemplos das obras a decorrer, ou com início próximo , no âmbito do Programa Polis.
A data prevista para o terminar de todas as empreitadas é 2005.