Por Daniel Sousa e Silva


O espectáculo de música de câmara durou pouco mais de uma hora

Atsuko Neriishi. O nome da solista japonesa que, na passada quinta feira, 3, integrou a Orquestra do Norte no concerto dado no Teatro Cine da Covilhã. A violinista impressionou todos que assistiram ao espectáculo.
"Concerto Para Violino n.º. 4", de Mozart, e "Serenade", de Dvorak, foram as peças musicais escolhidas por José Ferreira Lobo, maestro titular e um dos fundadores da Orquestra do Norte. "Optei por estas melodias, porque acredito que se ajustam muito bem ao tipo de instrumentos utilizados: o violino e o violoncelo". O maestro considera os dois compositores escolhidos como "complementares". "Dvorak é diferente de Mozart, mas, de certa forma, seguiu na sua esteira".
A presença de Atsuko Neriishi na Orquestra do Norte é uma "mais-valia" para José Ferreira Lobo. "Atsuko eleva o nível da Orquestra para um patamar bastante elevado", defende. "Com músicos de tal gabarito toda a Orquestra é impelida a evoluir também", concluí.
O espectáculo insere-se num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Fundação Cupertino Miranda. Maria do Rosário Rocha, vereadora do pelouro da Cultura do município, explica que "foi assinado um acordo de cooperação entre as duas instituições e o resultado tem sido óptimo". Na opinião pessoal da vereadora, "o espectáculo é simplesmente fantástico". "É uma interpretação digna de qualquer espaço internacional", acrescenta.
Maria do Rosário Rocha adianta que "no próximo dia 22 de Novembro, a Covilhã vai acolher outro espectáculo fruto do protocolo com a Fundação Cupertino de Miranda".