Todos os envolvidos na produção do filme colaboraram gratuitamente
Ante-estreia
Filme original

A curta-metragem "Sei De Tudo", realizada por Telmo Martins, foi apresentada pela primeira vez ao público.


Por Daniel Sousa e Silva


"Se se juntarem esforços é possível fazer um bom trabalho de forma gratuita." Esta foi umas das frases de Telmo Martins, jovem realizador da Covilhã, durante a apresentação da ante-estreia da curta-metragem "Sei de Tudo" no passado sábado, 5. Antes da projecção da nova película, houve ainda tempo para recordar o premiado filme de animação de Telmo Martins, "Karma".
O filme, com a duração de cerca de 50 minutos, conta a história de Tono, um homem que pensou ter descoberto a fórmula perfeita de extorquir dinheiro: fingir ser o dono dos segredos mais escondidos de toda a gente. Bastava pegar no telefone, marcar um novo de forma aleatória e dizer as palavras mágicas : "Sei de tudo". Todos tinham algo a esconder, por isso Tono vivia às custas dos infelizes que eram escolhidos ao calhas. Mas, certo dia, Tono tem azar. Telefona para uma pessoa que tem um segredo tão grande que está disposto a mandar matar para que não seja descoberto. Depois de uma ida à discoteca e de uma noite tórrida de sexo com uma jovem que engata, volta para casa estafado, mas consolado. Mal adivinhava que, logo após se sentar no sofá, a sua porta de casa ia ser arrombada e ser espancado até à morte por quatro homens encapuçados. Assassinado porque "sabia de mais", diz uma personagem no final da película.
No final da projecção, Telmo Martins lamentou o facto de a sonorização não estar nas melhores condições, uma vez que "a sonorização foi para tratamento digital e não voltou a tempo" do evento.
O intérprete da personagem Tono, Simão Duarte, fez a sua estreira como actor de forma forçada, após Àlvaro Faria, o actor inicialmente pensado para o lugar, ter adoecido poucas horas antes do início das filmagens. "Tive de ponderar o convite muito rapidamente e, como estava de férias, aproveitei para seguir um sonho desde criança", esclarece. Quanto à sua prestação, remete-a para o julgamento do público.
A actriz profissional, Leonor Alcácer, descreve a sua participação no file como "uma experiência curta, mas intensa". Leonor Alcácer realça "a pureza, o sacrifício e o desejo de se fazer algo com paixão" sentida durante as filmagens da curta-metragem.