Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O novo comandante distrital da GNR, Major Carlos Alberto Vieira

O Major Carlos Alberto Vieira é no novo comandante da Brigada Territorial nº 5 da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco. O responsável pela GNR do distrito assumiu o cargo na segunda-feira, 29 de Setembro. Natural de Paião, concelho da Figueira da Foz, Carlos Alberto Vieira não aponta como prioridade as obras do futuro quartel da cidade albicastrense. "O quartel não constitui para mim uma preocupação. É um problema, que não me compete resolvê-lo, mas sim levar esta situação a quem tem obrigação de o resolver", considera, embora admita que "os militares estariam melhor noutro local".
O que constitiu prioridade para o novo comandante é, como o próprio afiança, "a segurança das pessoas". Ainda que reconheça que se trata de "um distrito seguro". Questionado sobre se os meios humanos serão os suficientes para o desenvolvimento do trabalho da GNR, Carlos Vieira lembra que a GNR "está presentemente a atravessar uma fase de preocupação com os seus efectivos" situação que "o Comando Geral está a tentar resolver".
Apostar numa Guarda Nacional Republicana de proximidade é outra das apostas. "Sou partidário de que a GNR deve estar integrada no meio social, próxima das populações e não num púlpito", sublinha.
Carlos Alberto Vieira conta no currículo com a direcção do Destacamento da GNR de Lamego durante 15 anos e com o Comando Territorial de Viseu