Idanha-a-Nova
Vítimas dos incêndios recebem apoio

Um protocolo assinado entre a Câmara e o Bes permite uma ajuda importante a quem ficou sem os seus bens no último Verão, por causa dos fogos que assolaram o País.

NC / Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova celebrou na passada, 25 de Setembro, um protocolo com o Banco Espírito Santo (BES), que visa o apoio financeiro às famílias afectadas pela vaga de incêndios, que assolou este concelho no último Verão, especialmente entre os dias 14 e 16 de Agosto.
No âmbito deste acordo, o Banco disponibiliza um montante global de 80 mil euros, dos quais 30 mil dizem respeito a um donativo para os munícipes cujas habitações próprias tenham ficado destruídas ou profundamente afectadas, tendo este contributo como finalidade a reconstrução.
Quanto aos restantes 50 mil euros, ficarão ao dispor da população atingida, tendo em vista a recuperação de actividades económicas, com excepção da reflorestação pura. Este montante é financiado a 10 anos com uma taxa de juro Euribor (90 dias) sem qualquer margem.
Os idanhenses prejudicados, que queiram beneficiar destes apoios, devem formalizar a sua candidatura junto dos serviços da autarquia, que são responsáveis pelo enquadramento minucioso da situação de cada candidato, bem como pela determinação do montante a atribuir aos lesados.
Refira-se que o subsídio destinado à reconstrução das habitações não poderá exceder os 30 mil euros por família.
Com este acordo, a Câmara compromete-se a comunicar ao BES os elementos necessários para a abertura do processo, através do preenchimento de um impresso já definido, bem como fazer o acompanhamento dos donativos e linhas de crédito concedidas, em conjunto com os representantes da entidade financeira.
Feita a análise de cada candidatura, o Banco é obrigado a informar a autarquia relativamente à decisão tomada, devendo os beneficiários proceder à utilização dos fundos até ao final deste ano.
De acordo com o protocolo "o Banco Espírito Santo decidiu associar-se a esta edilidade, na ajuda que urge proporcionar às famílias afectadas, visando criar meios que possibilitem, no mais curto prazo de tempo, a reparação possível de todos os danos causados pela calamidade ocorrida".
Para o autarca idanhense, Álvaro Rocha, "este gesto é mais uma importante medida demonstrativa da solidariedade que todos devemos reforçar".

Autarquia subsidia freguesias
As Juntas de Freguesia de Monsanto e Oledo vão receber cerca de 72 mil e 500 euros para a realização de diversas obras nas respectivas localidades.
À semelhança do que tem vindo a acontecer com outras freguesias do concelho, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova celebrou na passada quarta-feira, 17, os protocolos com as edilidades locais.
Para Monsanto, a autarquia acaba de disponibilizar cerca de 40 mil 400 euros, que devem ser utilizados em reparações na sede da Junta, estando previsto para esta empreitada três mil e 400 euros, e no restauro de edifícios escolares, mil euros.
Da verba para essa freguesia, sete mil e 300 euros são ainda para levar a cabo beneficiações em calçadas, e cerca de 800 euros destinam-se à conservação e limpeza do cemitério. A importância que resta, aproximadamente 28 mil euros, destina-se à beneficiação de caminhos.
A edilidade contemplou Oledo como um subsídio de 32 mil 150 euros, dos quais 2 mil e 500 estão reservados para reparações diversas em calçadas, e o restante montante servirá para a colocação de asfalto no Caminho da Carvalha.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Rocha, "estes protocolos de delegação de competências permitem a transferência de verbas destinadas à realização de intervenções já definidas, as quais pretendem eliminar alguns problemas ao nível de infra-estruturas, que as freguesias possam estar a sentir".
Os trabalhos a levar a cabo ficarão sujeitos à verificação dos serviços técnicos camarários.