A revista conta com uma edição dupla
Novo número já disponível
"Quebrar o silêncio da interioridade"

A revista Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas - tem uma nova edição publicada. "Saberes Plurais" marca 12 anos de existência da publicação da UBI.


Por Daniel Sousa e Silva


"Dada a larga abrangência e importância das temáticas abordadas, a publicação dos números 11 e 12 em conjunto da revista Anais Universitários deu mais consistência e pertinência à reflexão abordada." É assim que Alice Tomé, directora da revista Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas - justifica a junção de dois números da publicação numa mesma edição.
A revista está disponível ao público desde o dia 1 de Outubro e conta com a nota de apresentação pelo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Santos Silva. No texto, Santos Silva alude à necessidade de "saber articular a actividade científica produzida pelas diversas instituições, promovendo a cooperação nacional e internacional através do trabalho de equipa, da circulação dos investigadores e dos resultados de investigação".
A publicação tem a particularidade ser multilíngue, contendo textos em Português, Francês e Inglês.
A edição, realça, Alice Tomé, "aborda temáticas muito diversas". O artigo de abertura, onde se reflecte a sociologia do desporto enquanto cultura do povo português, é de António Silva Costa. A directora da publicação prefere iniciar a revista com um autor português devido "a uma questão de identidade nacional".
De destacar, a participação de Ana Maria Ussman, com o artigo "Recursos Humanos no Virar do Milénio: Integração ou Flexibilização?, no campo da Gestão, e Paulo Osório, com "A Expressão da Frequência em Português: Estudo Sintáctico-Semântico e Pragmático", no campo do sócio-linguística, ambos docentes da UBI
Entre os muitos textos presentes, encontra-se temáticas desde a religiosidade à música entre os anos 70 e 90 em França, ou violência simbólica e sociologia das profissões.
Alice Tomé contribui com vários textos, entre os quais um artigo sobre a inter-relação escola/família e dois relatórios: "Relações Internacionais no Ensino Superior" e "Mobilidade Universitária Ubiana".
O número actual inclui homenagens, em especial a Padre Francisco Videira Pires, recentemente falecido, membro emérito da revista e professor catedrático jubilada da UBI.