Princesa do Alentejo




Vila Nova de Milfontes










Por João Rodrigues


Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes é o principal centro de veraneio desta zona do País. Conhecida como a "Princesa do Alentejo", Milfontes caracteriza-se pelas suas belas e calmas praias marítimas e fluviais, uma vez que é ali que desagua o rio Mira. É também chamada "terra de mentiras" porque não é nova nem tem mil fontes.
Por se localizar na foz do rio Mira, a vila acolhia há séculos os marinheiros que se abrigavam das tempestades. Agora possui uma fortaleza antiga que está transformada em hotel e o actual Largo de Brito Pais onde podem ser recordados alguns dos momentos históricos de Milfontes. O monumento aos aviadores que fizeram pela primeira vez a travessia entre esta localidade e Macau é um dos pontos a visitar.
A cerca de duas horas de Lisboa e a 30 minutos do Algarve, a pequena vila é na época de
Verão "invadida" por turistas portugueses e estrangeiros em busca de um lugar ao sol. As suas praias são óptimas para a prática de desportos como o surf, a canoagem e a natação. Uma visita nesta altura do ano, não deixa no entanto de ser agradável, uma vez que é caracterizada pela calma de uma localidade alentejana.
Na gastronomia o destaque vai, como não podia deixar de ser, para os peixes e mariscos e para os tradicionais pratos de carne alentejanos.