Por Ana Maria Fonseca


Duas histórias numa só peça

Cerca de cem pessoas assistiram no passado sábado, 12, no Teatro-Cine da Covilhã a "Burlesco", no âmbito da primeira edição do Festival Y. A peça, encenada por Fernando Moura Ramos e interpretada por Isabel Lopes, Victor Santos, Rui Damasceno e Celino Pindérlico, da companhia Teatro da Rainha junta textos de dois autores que sublinham a dualidade e diferença entre homem e mulher.
Durante uma hora e meia desenrolam-se dois actos. No primeiro há um casal que, a propósito de uma ida ao teatro, enceta uma discussão onde mostra os pontos fracos de uma longa relação quotidiana, tocando o absurdo. Na segunda parte, um mágico acompanhado pela sua mulher em final de gravidez, apresenta um espectáculo onde nem tudo corre bem.
Originalmente, a peça contava quatro histórias, mas a companhia optou por adoptar apenas duas, baseadas em textos de Karl Valentin e Eduardo de Filippo. Nas palavras de Isabel Lopes, "os humores têm destas coisas, são como os líquidos, nem todos se misturam". Segundo a actriz, os dois textos encaixam bem, porque, "ambos os autores fizeram teatro como actores e encenadores", explica, o que lhes terá dado perspectivas idênticas, embora na primeira história o humor se fixe mais na linguagem, e, na seguinte se prenda às situações.
Os actores consideraram o público covilhanense muito receptivo. "Para um sala tão grande com pouco público, a reacção foi óptima, considera Victor Santos.
A companhia das Caldas da Rainha, actualmente sediada em Coimbra já apresentou o espectáculo em várias cidades portuguesas e continua agora em tornée pelo País.