Os dois actores desdobraram-se em todas as personagens da peça
Festival Y
Romeu e Julieta à moderna

O festival Y # 01 trouxe a companhia de Teatro Chapitô ao Teatro Cine da Covilhã..


Por Cátia Mata


No âmbito do Festival Y # 01, a companhia de Teatro Chapitô, de Lisboa, trouxe à Covilhã, no dia 8 de Outubro, uma versão moderna do clássico de Shakespeare.
Dois actores, José Carlos Garcia e Ricardo Peres, numa surpreendente abordagem da obra, desdobraram-se em Romeu, Julieta, Lorde Montéquio, Lorde Capuleto, Mercutio, Tibaldo, Baltasar, Paris, Benvolio, a Aia, Frei Lourenço e em cidadãos de Verona.
À entrada, os actores fizeram questão de receber o público, proporcionando um ambiente de proximidade e descontracção.
O espectáculo, que durou mais de 60 minutos, num cenário com apenas alguns objectos, mostrou como a tragédia de Romeu e Julieta pode parecer uma comédia. Entre o Português e o Inglês, os actores mostraram que nem o amor, nem a tragédia, nem o teatro são o que eram. A energia e a espontaneidade estavam bem patentes.
A interacção com o público, foi outra das características da dupla. Cantaram-se os Parabéns a um dos actores, Ricardo Peres, que completou 30 anos, e um dos espectadores chegou mesmo a subir ao palco e a entrar em cena.
Á saída, o público mostrava-se surpreendido com o dinamismo dos actores e a sua capacidade de improviso.
O festival Y # 01 está a decorrer no Teatro Cine da Covilhã e no Cine Teatro Avenida de Castelo Branco até 31 de Outubro.