Por João Simão


José Manuel Santos (à direita) foi um dos oradores

Numa iniciativa do Instituto de Filosofia Prática e do Departamento de Comunicação e Artes a Sala dos Conselhos do Polo I recebeu as jornadas "O Pensamento de Niklas Luhmann" durante os dias 10 e 11 de Outubro.
Inseridas no projecto "Filosofia e Comunicação", estas jornadas realizaram-se para "debater um pensamento escassamente conhecido em Portugal mas que já começa a despertar um grande interesse na comunidade académica", explicou João Carlos Correia, co-organizador e docente do Departamento.
Niklas Luhmann (1927/1998) é o criador de uma teoria social onde o conceito de comunicação é central. Para este autor alemão a sociedade é um sistema que se cria a si próprio (auto poiético) e se refere essencialmente a si (auto referência). Deixa desta forma o Homem enquanto indivíduo fora da sociedade, remetendo-o para o seu ambiente. Por estes motivos João Carlos Correia afirma ser "hoje inaceitável falar em Ciências da Comunicação sem haver uma referência mais aprofundada ou mais ligeira à obra de Niklas Luhmann"
Num balanço das jornadas José Manuel Santos, organizador e presidente do Departamento de Comunicação e Artes, manifestou-se satisfeito porque, "os objectivos foram cumpridos e até ultrapassados. As comunicações revelaram uma profunda reflexão teórica e estabeleceram-se contactos entre os investigadores que não se conheciam e trabalhavam isolados".
O painel de investigadores portugueses foi completado por um sociólogo alemão, Rudolf Stichweh, antigo aluno de Luhmann e seu sucessor na cátedra de Sociologia da Universidade de Bielefeld.
Estas jornadas apenas ficarão concluídas no primeiro trimestre de 2004 quando for publicado o livro "O Pensamento de Niklas Luhmann" da colecção Ta Pragmata, do Instituto de Filosofia Prática. Este volume para além das comunicações das jornadas contará com traduções de dois artigos de Luhmann.