Nas margens do Minho…




Lanhelas










Por Sónia Almeida

Situada no Alto Minho e banhada pelo rio Minho, Lanhelas afigura-se um ponto de paragem obrigatório para os amantes da quietude, do descanso, coloridos com grandes pincelados de verde e azul, que tornam a paisagem envolvente sumamente atractiva.
Esta aldeia do distrito de Viana do Castelo, pequena e pacata, possui, contudo, um passado histórico muito importante: enquanto zona fronteiriça, as suas gentes protagonizaram, em inúmeras ocasiões, bravos combates contra Castela pela preservação do território.

O Cruzeiro da Independência, situado no ponto mais alto da aldeia, testemunha e premeia essa valentia.
Por outro lado, importa destacar a riqueza arquitectónica dos lugares de culto Lanhelenses, nomeadamente da Capela de S.Martinho, da Capela de S.Sebastião, a par do Castelo, outrora moradia de férias da coroa portuguesa.
Gastronomicamente, Lanhelas é conhecida pelo seu arroz de sarrabulho, solhas secas, leite-creme, arroz dos doce e doçaria regional, tudo isto regado, como não poderia deixar de ser, com o melhor vinho da região - um bom alvarinho. Os restaurantes típicos - A Casa da Anta e A Adega - fazem as delícias dos visitantes.
Os a
preciadores dos desportos aquáticos podem ficar descansados, na medida em que o Rio Minho torna possível a prática dos mesmos. Pelo contrário, caso se aprecie um passeio ao ar livre, o Monte Góis perfila-se como o lugar ideal para longas caminhadas.
Na margem oposta do Minho situa-se La Guardia (Espanha) que, para aqueles que desejem adentrar-se no país de "nuestros hermanos", se apresenta, igualmente, como uma opção bastante sedutora.