Por Sílvia Coelho


As crianças fizeram parte do espectáculo

Com o intuito de promover a cultura local, o Teatro Cine, recebeu pela primeira vez, no aniversário da cidade, vários grupos associativos do concelho. O objectivo do sarau foi dar a oportunidade e o merecido reconhecimento, por toda a dedicação que o movimento associativo tem prestado à cultura covilhanense.
A conferir mérito à história da cidade da Covilhã, e em colaboração com os dirigentes associativos, dez associações, das 208 existentes no concelho, desfilaram no palco do Teatro Cine, de modo a dar a conhecer às gentes da cidade o que se faz em nome da cultura. Segundo Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, devido ao facto de muitos destes grupos associativos actuarem tantas vezes "apenas para os associados dos bairros onde se inserem, impossibilitam que se conheça o que faz a nível cultural".
Das dez associações presentes, contou-se com o Grupo de Cantares do Centro Cultural e Desportivo (CCD) Oriental de S. Martinho, o Stepp e a Ginástica Aeróbica do CCD Académico dos Penedos Altos, e, a encerrar a noite, o Grupo de Bombos do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul. Carlos Silva, presidente do CCD Oriental de S. Martinho, considera "este tipo de iniciativa importante para todos, pois acaba por ser uma parceria da Câmara Municipal da Covilhã com todos os autarcas. Não é só a divulgação da cultura que está em causa, mas também a sobrevivência das associações covilhanenses", realça.
A sala encheu para apoiar os diferentes bairros em representação. Aplausos não faltaram e o balanço dos espectadores foi positivo. "Há já muito tempo que não assistia a uma festa tão bonita e tão portuguesa. É bom que não se deixe morrer aquilo que Portugal tem de melhor, que é a nossa cultura", comenta Deolinda Santos, moradora na cidade da Covilhã.
Uma festa cheia de ritmo, luz e cor, onde não faltou a interacção com o público, que mostrou o que de melhor se fez e faz na cidade.