O coro tem mais de 40 anos de existência
Comemorações
Vozes elevam cidade

O Coro de Sto. Amaro de Oeiras deu voz à primeira noite das Comemorações do 133º Aniversário da elevação da Covilhã a Cidade. Foram poucas as pessoas presentes, mas as vozes encheram o espectáculo.


Por Elisete Costa


Integrado nas Comemorações do 133º Aniversário da Elevação a Cidade, o Coro de Sto. Amaro de Oeiras visitou a Covilhã. Em busca da "descentralização cultural", este grupo percorre todo o país e no sábado, dia 18, coube ao Teatro Cine da Covilhã receber tantas vozes. Brindados pelo mau tempo, foi pouco o público que aderiu ao espectáculo.
"Transmitir emoções e levar a cultura a vários sítios", é o que este grupo pretende fazer. O seu maestro, César Batalha, diz que em palco procuram "dar e interpretar o mais fiel possível o que o compositor fez na pauta". Como fundador deste coro, afirma que "é difícil dar voz a tanta gente" e que "cada vez menos as pessoas têm tempos livres para se dedicarem ao grupo".
Fundado em 1960, o coro já várias vezes galardoado com prémios. "Grande responsabilidade", afirma César Batalha, é o resultado de troféus como o de Melhor Coro pela revista Nova Gente em 1980 ou o convite para participar nas comemorações do 10 de Junho pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 1998.
É a segunda vez que a Covilhã é visitada pelo Coro de Sto. Amaro de Oeiras que, segundo Ema Batalha, membro deste coro há mais de trinta anos, "é sempre muito bem recebido". Não se ficam por aqui e, já em Dezembro, voltam a convite da vereadora da Cultura Câmara Municipal da Covilhã para uma população que, como salienta, "adere a este tipo de iniciativas culturais". Presente no espectáculo, Maria do Rosário Rocha diz que "hoje a Covilhã marca pela diferença". Assegura ainda que "esta cidade foi um pólo que marcou a indústria têxtil a nível nacional e que, agora, está a enveredar pelo caminho do conhecimento". Questionada quanto à importância deste aniversário para a Covilhã, afirma que a data "representa 133 anos de luta e de coragem".
As comemorações do 133º Aniversário da Elevação da Covilhã a Cidade começaram dia 18 de Outubro e encerraram no dia 20 com a Sessão Solene da Câmara Municipal onde foram homenageados grandes nomes da cidade.