A peça retrata situações da condição humana

Teatro das Beiras: nova encenação
Cidade do dinheiro e prazer

Uma referência forte ao capitalismo e à força do dinheiro que se sobrepõe à Humanidade.


Por João Simão


Em cena até 9 de Novembro, no auditório do Teatro das Beiras, "Mahagonny Songspiel" de Brecht e Weill, mostra uma cidade de prazer, desordem e degradação humana.
A peça apresenta "uma cidade construída por três foras da lei com um camião cheio de tralha, whisky e tabaco. É um sitio onde tem tudo o que o Homem gosta que é mau.", conta Rogério Bruno, actor e assistente de encenação.
Muita cor e movimento serviram para transmitir muitas mensagens, a mais forte das quais é o facto do dinheiro ser o motor do mundo em detrimento do homem e seus princípios éticos. O maior crime em Mahagonny é não pagar as dívidas, bem maior que ser responsável pela morte de alguém.
É objectivo da companhia "dar a conhecer grandes autores ao público" e como explica Rogério Bruno, "Brecht é um autor incontornável por toda a Europa". Para este musical, de 1927, Bertold Brecht contou com a colaboração do compositor Kurt Weill.
O público ficou agradado com a peça. Maria José de 42 anos, natural da Covilhã e espectadora habitual das peças do Teatro das Beiras, não hesitou em considerar "Mahagonny Songspeil" a melhor peça a que já assistiu.