Equilibrium




de Kurt Wimmer




 

 






Segundo filme do diretor Kurt Wimmer, que também tem no currículo a direcção de Esfera e O Caso Thomas Crown. Trata-se de uma ficção futurista com premissa semelhante aos clássicos literários 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451.
No futuro, após a Terceira Guerra Mundial ter dizimado grande parte da população da Terra, uma nova nação chamada Libria ergue-se sob a liderança inquestionável do "Pai" (Angus MacFadyen). Seguindo a doutrina de que os sentimentos humanas e as suas expressões foram responsáveis pelo fracasso, este líder autoritário decretou que todos os cidadãos devem tomar uma dose diária de Prozia II, uma droga que inibe as emoções e todas as formas de expressões criativas, consideradas contra a lei. Aquele que violar esse regulamento pode ser punido com a morte.
Clerick John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, oficial de elite encarregado de localizar e punir aqueles que saírem da linha. Um dia, Preston acidentalmente não toma sua dose de Prozia II e, pela primeira vez na vida, tem uma experiência emocional. Ao mesmo tempo, descobre que existe uma sociedade de rebeldes que se recusa a consumir o medicamento e que mantém acesa a paixão pela arte e literatura. Como se não bastasse, enamora-se por uma dessas rebeldes, chamada Mary O'Brian (Emily Watson).