Por Catarina Rodrigues


O principal objectivo do certame foi divulgar produtos e empresas da região

Cerca de oito mil pessoas visitaram a primeira edição do certame "Serra da Estrela - Feira de Turismo e de Produtos Regionais". Promover empresas e produtos da Beira Interior foi o principal objectivo da iniciativa realizada no passado fim-de-semana no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).
"De uma forma geral o número de visitantes correspondeu às expectativas", refere Carla Antunes, responsável pelo Departamento de Exposições da ANIL. No entanto alguns dos cerca de 50 expositores que participaram no evento lamentaram "o fraco volume de negócios conseguido" e consideraram que "a feira devia ter sido mais divulgada". Mas para a maioria dos comerciantes a participação no evento foi "positiva porque permitiu fazer publicidade aos produtos".
Vestuário, bordados, tapeçaria, charcutaria e vinhos foram alguns dos artigos em exposição. Estiveram também representadas unidades de hotelaria e a Universidade da Beira Interior que mostrou as potencialidades do Museu de Lanifícios muito ligado à história da cidade e da região.
A Feira de Turismo e de Produtos Regionais teve ainda a música tradicional como atractivo. Ao palco instalado dentro do pavilhão da ANIL subiram Quim Barrreiros, o Grupo de Cantares do Oriental de S. Martinho, os Ranchos Folclóricos do Refúgio e de Santo António e o Grupo de Cantares a Lã e a Neve.
Carla Antunes adianta que a Feira de Turismo e de Produtos Regionais se irá realizar novamente no próximo ano. "A data poderá ser ligeiramente alterada", explica acrescentando que "a iniciativa será melhorada se possível com mais variedade de produtos expostos".