Castelo Branco
Obras do Polis obrigam a novas regras no Centro Cívico

Novas regras de trânsito para o Centro Cívico da cidade e área envolvente. Isto tudo porque as obras do Polis obrigam a isso, nomeadamente a construção do Túnel e parque de estacionamento da Devesa.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


A Polis Castelo Branco implementou, desde a passada quinta-feira, um novo esquema de circulação rodoviária no Centro Cívico e área envolvente, uma medida adoptada no âmbito do decurso das obras de construção do Túnel Norte e parque de estacionamento
subterrâneo da Devesa.
As alterações mais significativas estão relacionadas com o encerramento à circulação de automóveis e de peões da rua contígua às antigas casetas, bem como o encerramento ao trânsito automóvel de um troço da Rua do Saibreiro, em frente ao antigo Banco Nacional Ultramarino, local onde continuará a ser possível a circulação pedonal.
Serão também implementadas alterações em todo o quarteirão da Caixa Geral de Depósitos (troço das ruas Cadetes de Toledo, Senhora da Piedade, Praça do Município e Avenida Nuno Álvares), que passará a funcionar com placa giratória, distribuidora do trânsito no centro da cidade.Destaque ainda para as alterações na Rua Campo Mártires da Pátria (frente ao ex-quartel de Cavalaria 8), que passará a ter dois sentidos desde o
cruzamento da Rua do Saibreiro até ao entroncamento com a Rua Senhora da Piedade, e na Rua João de Deus, cujo sentido será invertido.
Entretanto, na Rua da Amoreirinha está já implementada a alteração que determinou a introdução do sentido descendente a partir do Largo da Sé até à Praça D. José I.
Todas estas alterações poderão ser pormenorizadamente observadas num folheto produzido pela Polis Castelo Branco, que será distribuído a toda a população.
A Sociedade apela "à colaboração de todos os albicastrenses na implementação destas alterações rodoviárias no Centro Cívico" e solicita "a utilização das variantes à cidade com forma de atravessamento, de forma a minorar o congestionamento de trânsito no centro". A empreitada de recuperação do Largo e Rua da Sé e Praça D. José I vai aumentar o espaço para peões em toda aquela zona, ordenar a circulação e estacionamento automóvel e determinar a instalação de novo mobiliário urbano.
No Largo da Sé será mantida a maioria das árvores existentes e plantadas novas árvores, uma acção que se insere no projecto de recuperação da Praça/Jardim, onde o busto de Vaz Preto será recolocado, para dignificação da estátua no espaço público.
Também na Rua da Sé serão mantidas as árvores existentes e plantados novos exemplares, procedimento extensivo à Praça D. José I. A esplanada existente na Rua da Sé será reabilitada de forma a integrar uma zona de estar e de lazer mais ampla e, ao longo de todo o eixo, entre o Largo da Sé e a Praça D. José I serão instalados novos passeios e calçadas, nova iluminação pública e mobiliário urbano.
Refira-se, finalmente, que no topo da Rua da Sé com a Praça D. José I será instalado um quiosque. O projecto para esta zona mereceu, igualmente, a produção de um folheto onde se explica detalhadamente a intervenção a realizar em cada zona, folheto esse que será distribuído pela Polis Castelo Branco a toda a população.