A Praia




de Danny Boyle




 


Por Daniel Sousa e Silva

Richard (Leonardo DiCaprio) chega à Tailândia como um viajante totalmente sem compromisso. Cansado de um turismo "enlatado", em que as pessoas atravessam mares para ficarem confortáveis em hotéis do outro lado do mundo, o desbravador esbarra em uma oportunidade única: um mapa que mostra o caminho para um ilha quase intocada é-lhe oferecido em circunstâncias estranhas.
Se tudo der certo, conforme os planos de Richard, ele encontrará a ilha e ainda, conquistar Françoise (Virginie Ledoyen), namorada de Étienne, um casal de franceses que ele convidou para participar da jornada. Obviamente, o convite foi feito com segundas e terceiras intenções.
A ilha existe, e é habitada por turistas de todo o mundo. Construíram uma colónia permanente de férias, onde impera a subsistência. A beleza natural e o espírito de cooperativismo entre os moradores perde espaço para o egoísmo e a necessidade de controlo, pois ninguém, em hipótese alguma, deve deixar a ilha, pois há grande medo de a ilha tornar-se uma atracção turística para o grande público. Para o azar de uns e sorte de outros, todos se tornam prisioneiros das próprias regras.
É um filme sobre como as regras humanas podem desvirtuar até mesmo o mais lindo dos paraísos, seguindo um maquiavélico "os fins justificam os meios".
A direcção é de Danny Boyle, que realizou o polémico Trainspotting. Pode esperar algumas cenas não muito comuns, como que saídas de um jogo de vídeo, semelhantes às alucinações das personagens no outro filme.