NC / Urbi et Orbi


No quartel dos Bombeiros da Covilhã já podem ser reservados exemplares da história da corporação

A história completa da Associação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã vai ser retratada em livro, mais propriamente em dois volumes, pelo autor João de Jesus Nunes. Uma obra que que será apresentada oficialmente em Junho do próximo ano, integrado nas comemorações dos 129 anos dos Bombeiros covilhanenses. O primeiro volume, intitulado "Ontem e Hoje", conta com 14 capítulos e quase 600 páginas. Já o segundo, de seu nome "Vultos da Sua História", com mais de 500 páginas, faz um retrato biográfico de todas as figuras que se destacaram no corpo de bombeiros.
Profissional de seguros e consócio da Associação dos Soldados da Paz serranos, João de Jesus Nunes, 57 anos, já publicou outros livros sobre colectividades da cidade. Segundo o autor, "esta obra teria, pelo menos três volumes, mas como tal não era possível, tivemos de deixar muito material de fora".
No que toca a preços e com prefácio do professor António Tavares Proença, natural de Penamacor e radicado em Lisboa, a obra será vendida a 60 euros, podendo já ser reservados exemplares no quartel dos Bombeiros da Covilhã.
No livro, que terá uma edição de dois mil exemplares, estão retratadas, nos dois volumes, as quatro grandes crises por que passaram todos os bombeiros covilhanenses, assim como é assinalado, como marco importante, a realização do 3º Congresso dos Bombeiros Portugueses na Covilhã, em 1936, e "Incêndio da Mineira", nos edifícios da Capitão Alves Roçadas e António Augusto Aguiar. De acordo com o autor da obra, "tratou-se de fogo posto por uma senhora de nome Mineira e pelo marido e onde morreram oito pessoas". De facto, para Jesus Nunes, "o empenhamento dos bombeiros valeu à corporação a distinção com o Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Torre Espada". Altura em que "a distinção ficava apenas no papel, mas os bombeiros fizeram uma subscrição de um escudo, por cada um, para poderem adquirir as insígnias, que podem ser observadas na sala museu na corporação", conclui.