A aquisição do aparelho de litoterícia vai permitir o regresso das cirurgias oftalmológicas a castelo Branco
Castelo Branco
Amato Lusitano recebe sistema de imagens médicas em 2004

O Hospital Amato Lusitano vai receber um Sistema de Comunicação e Arquivo de Imagens Médicas. Além disso, terá um novo TAC, aparelho de litoterícia e vê garantido um milhão e 500 mil euros para a construção de um bloco ambulatório, que permite o regresso da cirurgia oftalmológica .


Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, irá, entre Janeiro e Maio de 2004, proceder à implementação de um Sistema de Comunicação e Arquivo de Imagens Médicas.Trata-se de um projecto comparticipado pelos fundos Feder (programa "Saúde XXI") e com verbas próprias.
Este sistema permite o estabelecimento de um fluxo de captura, armazenamento e distribuição de imagens médicas e dos respectivos relatórios electrónicos, por forma a obter-se uma redução significativa do tempo de espera entre a realização dos exames, a sua análise e correspondente diagnóstico efectuado pela nequipa médica.
O secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Adão e Silva, presidiu na passada terça-feira, 28, na sala de sessões do Amato Lusitano, à assinatura de contrato da implementação deste sistema.
Adão e Silva considera que a instalação deste novo equipamento "é o rasgar de uma linha de modernização do hospital, à semelhança de outros hospitais, que também procuram modernizar-se". "É o melhor sistema de digitalização de imagens até hoje apresentado ao programa operacional Saúde XXI, sendo importante para a auto-estima das gentes do Interior", enaltece o secretário de Estado, acrescentando que a partir de agora "vai haver mais rapidez, segurança e humanização dos serviços, com a possibilidade de evitar situações de erro, em que este hospital possa ser verdadeiramente uma estrutura de saúde articulada com os Centros de Saúde que estão no exterior". Adão e Silva anunciou ainda a instalação no HAL de um novo TAC, "estando neste momento o processo numa fase de ultimação do concurso, julgando que até ao final do ano a aquisição deste equipamento seja uma realidade".
Por outro lado, e dando cumprimento a uma velha aspiração, o representante do Governo revelou que a aquisição de um aparelho de litoterícia vai ser instalado até final do ano, "evitando a deslocação dos doentes desta região para outras mais distantes". Em dia de novidades, o secretário de Estado, revelou a vontade do HAL em ser dotado de um bloco de cirurgia ambulatório, processo este que "está numa fase de ultimação, com o financiamento garantido de um milhão e meio de
euros". Com a instalação deste bloco, "regressa a Castelo Branco a cirurgia oftalmológica até agora instalada no Centro Hospitalar da Cova da Beira". Em termos de equipamentos de saúde primários, Adão e Silva deixou a garantia da construção do novo Centro de Saúde de Castelo Branco, estando contemplado em PIDDAC com 400 mil euros.