Sessão de divulgação na UBI
AdI combate assimetrias geográficas

A Agência de Inovação pretende, com os seus programas, ajudar a ultrapassar o isolamento geográfico de algumas cidades do interior. Na Covilhã, a UBI pode beneficiar desses programas.

Por Andreia Ferreira


A Agência de Inovação (AdI) apresentou na tarde de sexta-feira, 31, no auditório 6.1 da Universidade da Beira Interior (UBI), os seus programas de apoio. Os programas são um conjunto de serviços que se inserem na área da promoção da inovação e têm por objectivo criar parcerias com empresas e instituições do sistema científico e tecnológico nacional.
Emídio Gomes, presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação, considera que a ligação das universidades às empresas é decisiva para o desenvolvimento económico do país. “As empresas estando mais próximas da área científica estão melhor posicionadas no que refere à resolução de problemas e antecipação do que vai acontecer nos mercados”, acrescenta.
O representante da empresa acredita ser necessário “criar condições para haver a optimização do cruzamento entre sistema científico e a melhoria do tecido produtivo”. Segundo Emídio Gomes “a UBI, do ponto de vista deste cruzamento é das que está melhor posicionada”.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, agradeceu a presença da AdI na UBI e em especial a de Emídio Gomes por o considerar “um defensor do desenvolvimento no Interior”. O desejo do reitor é que a iniciativa da AdI ajude realmente a ultrapassar o isolamento geográfico.





Empresa em expansão



A Agência de Inovação S.A. foi criada em 1993 com o objectivo de promover a valorização dos resultados da investigação levada a cabo no nosso país, para isso criou um conjunto de programas de apoio. Os principais programas geridos pela agência são: o IDEIA, que apoia a investigação em consórcio, o SIFIDE, que funciona como incentivo fiscal às empresas, o NEST, que desenvolve o apoio à criação de empresas de base tecnológica e o IMD-ME que favorece a inserção de mestres e doutores nas empresas.
A agência, que financia projectos criadores e que incidam na criação de produtos inovadores para o mercado, seguirá com sessões de divulgação em Évora, Faro, Vila Real e Bragança. Como exemplo de um projecto apoiado com sucesso fica o da Cerveja Stout, criado em parceria com a Universidade Católica e Universidade do Porto.