No seminário pretendeu-se desenvolver uma melhor relação entre automóvel e ser humano
Engenharia Electromecânica promove palestra
”Ajustar às necessidades”

“A Ergonomia no automóvel” foi o tema escolhido para o encontro realizado pelo Departamento de Engenharia Electromecânica. Incentivar os alunos a promover uma melhor relação entre o automóvel e o ser humano foi o objectivo a alcançar.


Por Liliana Marinho


Realizou-se no passado dia 30 de Novembro, quinta feira, mais um seminário promovido pelo Departamento de Engenharia Electromecânica. “A Ergonomia no automóvel” foi o tema escolhido para o encontro. Incentivar os alunos da licenciatura de Engenharia Electromecânica a desenvolver uma melhor relação entre o automóvel e o ser humano foi o objectivo a alcançar. A ideia chave a retirar do encontro é a necessidade de ajustar as características do automóvel ás necessidades do ser humano. O seminário foi presidido por Denis Coelho, docente da casa. Doutorado em Engenharia Mecânica, Denis Coelho tirou na Suécia o mestrado em Ergonomia aplicada ao automóvel. Segundo o docente, a “Ergonomia trata-se de uma disciplina científica com o objectivo de ajustar o trabalho ao trabalhador, na sua componente de produção, e por outro lado, ajustar o produto ao utilizador, na vertente da ergonomia do produto”. Para Denis Coelho, “a ergonomia no automóvel existe para responder a uma necessidade de funcionalidade, segurança, utilidade, conforto e prazer ao utilizador”. Do tamanho do automóvel, à concepção do assento, de inovações feitas ao nível da segurança, a sensações invocadas no consumidor pelo automóvel, são alguns dos aspectos estudados por esta disciplina.
A palestra teve a duração de duas horas. No final do encontro, a organização mostrou-se satisfeita pela elevada adesão dos alunos a esta iniciativa.