Pedro Dinis apresentou o portal SAMURAI
Projecto SAMURAI
Novas formas de ensino desenvolvidas na UBI

Fernado Velez organizou um seminário para divulgar o trabalho de investigação e desenvolvimento promovidos por alunos e estagiários. A iniciativa foi aproveitada para se fazer a apresentação do portal de ensino/aprendizagem electrónica, SAMURAI.


Por Daniel Sousa e Silva


O seminário Serviços e Aplicações Internet, Móveis e Sem Fios, organizado por Fernando Velez, docente da UBI, realizou-se na passada quinta feira, 30. Segundo Fernando Velez, “com o seminário pretendeu-se divulgar o trabalho de investigação e desenvolvimento promovidos por alunos e estagiários da licenciaturas de Engenharia Electromecânica, Electrotécnica e Informática no contexto do projecto SAMURAI (Serviços e Aplicações Multimédia em Ambiente Hospitalar, Universitário e Urbano)”. Durante o seminário, Pedro Dinis fez uma pequena apresentação do portal de e-learning do projecto SAMURAI, que tem como prazo limite de conclusão o final do mês de Novembro.
O projecto SAMURAI, explica Fernando Velez, “deve ser considerado como um ponto de partida. A sua grande virtude é a utilização de ferramentas electrónicas já existentes como complemento da aprendizagem”.
Actualmente em desenvolvimento na UBI, o portal SAMURAI, que Pedro Dinis classifica de “um conjunto inovador de funcionalidades de plataformas de e-learning”. O engenheiro diz tratar-se de “uma ferramenta de ensino direccionada ao rápido acesso”. Pedro Dinis é defensor que o sistema traz vantagens para todos os alunos, mas, em especial, “ para alunos que não consigam acompanhar in loco o processo formativo”. Os parceiros de desenvolvimento do projecto são o DEM e Faculdade de Ciências de Saúde da UBI, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e PT Inovação. De momento, as plataformas desenvolvidas no âmbito do portal SAMURAI são a página web da disciplina de Mecânica Aplicada, do DEM, e o método de formação ensino/aprendizagem aplicado na licenciatura de Medicina.
Uma das possibilidades do portal são os exercícios acompanhados, onde os docentes colocam à disposição dos aluno uma série de problemas, que podem ser corrigidos automaticamente através de um programa informático. “O portal SAMURAI vai tornar possível um acompanhamento mais versátil dos conteúdos programáticos”, reitera.
“Até ao final de Novembro, a versão 1.0 está pronta”, anuncia Pedro Dinis, mas lembra que “o projecto tem a duração de dois anos e ainda vai a metade do tempo”. O engenheiro guarda o segundo ano para aperfeiçoamentos e implementação de novos conteúdos.

Comunicações

O seminário abordou várias temáticas. ”O PHP e a Implementação de Páginas Web Dinâmicas” foi o trabalho de final de curso de Nuno Barroso e João Salgueiro. Os dois alunos finalistas de Engenharia Electromecânica mostraram as potencialidades da tecnologia PHP (Personal Hypertext Preprocessor). “O PHP consiste na parte dinâmica de um sítio na Internet, serve para fazer a ligação entre uma base de dados e a linguagem de programação”, elucida João Salgueiro. Os alunos aplicaram os seus conhecimentos na criação da parte dinâmica do sítio electrónico de ENGENHARIA’2003 (http://www.confeng.ubi.pt), conferência que se realiza na UBI entre os dias 5 e 7 de Novembro.
Ricardo Rei apresentou uma comunicação intitulada “Aprendizagem e Tecnologias da Informação”, mostrando ao público presente os sítios electrónicos da disciplinas do Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM), Electrónica I e Electrónica II. As páginas construídas por Ricardo Rei são “um bom suporte informático com o fim de ajudar os alunos a nível pedagógico”. Nas páginas web, os alunos podem encontrar os conteúdos programáticos das disciplinas, sumários de aulas, exercícios práticos, um fórum de discussão e, até, a possibilidade de entrar numa sala de conversação da disciplina.
A zona dos gabinetes do DEM já está capacitado com rede de Internet sem fios. Uma espécie de experiência do que vai se aplicado a todo o campus da UBI no futuro, conhecido com sistema wireless. Tiago Lages foi quem concebeu a experiência. A sua comunicação no seminário chama-se “Redes Sem Fios IEEE 802.11 : Instalação, Confuguração e Segurança”. “A aplicabilidade das redes sem fios no DEM mostra que, no futuro, vai ser possível aceder à Internet a partir de qualquer ponto da UBI”, conclui.
A finalizar o seminário, Rui Paulo falou de “Cenários de Desenvolvimento e Engenharia de Tráfego em Sistemas de Comunicações Móveis 3G e Futuros”. A sua comunicação versou sobre os telemóveis de 3ª geração. “Há que esclarecer que essas máquinas não são telemóveis, mas terminais móveis de acesso à Internet à semelhança dos PDA’s”, evidencia. A 3º geração é uma inevitabilidade para Rui Paulo e “trará inúmeras vantagens”.