A peça retrata uma sociedade fragmentada
Teatr'UBI em Coimbra
Teatro Académico Gil Vicente recebe “A Ferida no Pescoço”

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior-Teatr’UBI participa o na quinta edição do ACTUS-Festival de Teatro Universitário onde leva a cena a grande produção do ano lectivo passado.


Por Rui Pires


[ver programa]

“A Ferida no Pescoço” vai estar em cena no dia 21 de Novembro, no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra. Depois da Covilhã e de Ourense, em Espanha, a produção mais polémica do Teatr’UBI volta a cena.
O espaço está dividido em duas partes simétricas, um dos lados é uma paisagem urbana deformada e alterada, onde se cria uma fragmentação das formas. Há espelhos nas paredes desta paisagem, que reflectem a verdade de nós próprios, o lado oculto das pessoas que integram a paisagem da cidade. O chão tem restos de terra molhada mas não chove. As palavras são deformadas e o jogo neste espaço é frágil, falso e com infinitas leituras e histórias. As personagens não tem corpo real, tem uma mutação nos membros ou uma prolongação dos mesmos. Os interpretes introduzem-se nos espaços à procura da sua mudança dos seus estados e emoções. Os contrários vivem paralelamente: amor/ódio; verdade/falsidade; humano/inumano.
“A Ferida no Pescoço” é um facto de amor que de repente se transforma num facto de morte, diz Susana Vidal encenadora da peça. Recorde-se que este é um espectáculo com classificação para maiores de 16 anos, a que nenhum espectador fica indiferente.
Ainda no âmbito do festival, o TeatrUBI, participa no dia 22 num fórum, onde se irá discutir o teatro universitário em Portugal. Neste espaço participaram dois elementos de cada grupo de teatro presente no festival. Esta é a segunda vez que o TeatrUBI participa no certame de teatro universitário que se realiza em Coimbra.
O festival decorre de 16 a 23 de Novembro, sempre no Teatro Académico Gil Vicente, a partir da 21h30. Nas ruas da cidade é possível assistir a diversas performances ou participar em workshops.