Por Rui Pires


Descobrir novos talentos e assegurar a continuidade do Teatr’UBI são os objectivos desta formação teatral. Desde segunda-feira passada, 21 elementos dão os primeiros passos na arte de representar.
Viriato Morais, actor profissional, é o responsável pela formação dos candidatos. Exercícios de improvisação e jogos de confiança são alguns dos campos explorados. As aulas decorrem no anfiteatro da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, e, no final do workshop ,os alunos recebem um certificado de participação.
A prova de fogo dos novos actores será dada em Fevereiro do próximo ano, altura em que o Teatr’UBI apresenta ao público a sua nova produção.
Outro trabalho que se encontra em preparação é o da encenação de alguns textos poéticos universais, sob a alçada de Rita Carrilho, docente do curso de Português para Estrangeiros ministrado na Universidade da Beira Interior
Paralelamente, o grupo prepara para o próximo dia 20 de Novembro uma deslocação a Coimbra, onde leva à cena a peça “A Ferida no Pescoço”, inserida no ACTUS - Festival Internacional de Teatro Universitário.
Quanto a próximos projectos, o Teatr’UBI, está já a preparar a oitava edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorrerá em Março na Covilhã.