A Guerra em Directo






De
Carlos Fino










Por Catarina Rodrigues

A Guerra em Directo reúne as experiências vividas pelo jornalista Carlos Fino em cenários de guerra como Afeganistão, Israel e Iraque. Com 30 anos de carrreira, o repórter da RTP relata agora em livro momentos que não couberam nos directos televisivos e lembra horas dramáticas vividas “in loco”.
Este livro, lançado ontem em Lisboa, é uma forma de reflexão sobre os limites da informação televisiva e também sobre as condições de trabalho dos jornalistas em conflitos que marcaram o início do século XXI.
Carlos Fino recorda a sua experiência mais recente em Bagdad, na cobertura da invasão anglo-americana ao Iraque, não esquecendo o ataque ao Hotel Palestina, onde se encontrava a maior parte dos jornalistas.
Esta obra talvez seja uma forma de contar muito do que ficou por dizer quando o perigo espreitava ao lado e é também uma maneira de reflectir sobre os media. Será mesmo o jornalismo o quarto poder? Esta é uma das questões colocadas por Carlos Fino. Resta descobrir se haverá ou não uma resposta concreta. Um livro a não perder.