Idanha-a-Nova
Iniciativas para as crianças na biblioteca

NC / Urbi et Orbi


Com o início do mês de Novembro vem também uma nova história para a Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, especialmente dirigida para crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo do concelho.
Esta actividade, organizada pela Câmara Municipal, baseia-se na representação de um dos contos do livro “Histórias e Canções em Quatro Estações”, coordenado por Maria Alberta Menéres e escrito por Ricardo Alberty, intitulado “Penteadinho e Violeta”.
Ao longo da história, que apela os mais novos para o desempenho de gestos e atitudes de bom comportamento, o palhaço de trapo e serradura dá opiniões à linda menina, para que ela não faça tantos disparates e tenha de ficar sozinha de castigo, no seu quarto de brinquedos, situado nas águas furtadas da casa.
No final desta acção lúdica-pedagógica, os participantes vão pôr em prática a sua criatividade, elaborando um palhaço parecido com o Penteadinho. Para a realização deste atelier de expressão plástica, a autarquia disponibiliza os materiais necessários.
Contribuir para a sã ocupação dos tempos livres das crianças bem como para a intensificação do gosto pela leitura são dois dos objectivos deste tipo de iniciativa, que já vem sendo regular naquele espaço público.
Recorde-se que os utentes daquele complexo de cultura e lazer têm também à disposição um leque diversificado de Cd’s e um vasto rol de novos filmes, baseados em histórias de aventura, comédia e drama, como são exemplo “A idade do gelo”, “Harry Potter I e II”, “Sala de Pânico”, “Relatório Minoritário”, entre outros.