Castelo Branco
Bombeiros alertam para cuidados na limpeza de lareiras


Depois de um Verão "quente", com muitos fogos, chega o Inverno. E de modo a que não haja incêndios em habitações, os bombeiros albicastrenses alertam a população para que proceda à limpeza de lareiras.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, apela à população para que "não esqueça" a calamidade que no Verão passado atingiu todo o País, nomeadamente o distrito de Castelo Branco.
António de Sousa alerta para os denominados incêndios urbanos, que costumam aparecer durante o Inverno e que tem a ver com "a falta de cuidado na limpeza das lareiras, as fichas triplas de electricidade sobrecarregadas e a secagem de roupa em aquecedores. São todos factores passíveis de incêndio".
As inundações em primeiros e segundos andares de prédios, também são frequentes nesta altura do ano. "Há pessoas que julgam que os bombeiros, quando solicitados, têm que ir ao local para varrer as escadas. Só que não temos material para retirar a água com dois ou três centímetros de altura, e as pessoas terão que fazer esse trabalho. Os bombeiros só vão onde haja casos mais urgentes".
Uma das preocupações de António de Sousa são as viaturas de combate a incêndios "com mais de 15 anos. Necessitamos de um urgente reequipamento por parte do Governo, esperando que este tome as medidas necessárias, dado que estamos bastante endividados com as despesas relativas aos fogos florestais".