Os enchidos serranos fizeram parte da ementa em Santarém
Mostra regional
Fornos de Algodres mostra a gastronomia da Serra da Estrela


Mais uma vez a Região de Turismo da Serra da Estrela teve o seu dia no Festival de Gastronomia de Santarém. Desta feita, foi um restaurante de Fornos de Algodres a mostrar os sabores serranos. Para o ano, será um de Penamacor.


Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


Ovos verdes, peixinhos da horta, xerovias fritas, orelheira com molho verde e pão de centeio constavam das entradas. Depois a sopa das Courelas, aquela que os pastores comiam todos os dias pela madrugada antes de irem pastar os seus rebanhos nas gélidas encostas da Serra. Em seguida, e fazendo leito para a carne, os peixes do Rio Mondego, envolvidos num delicioso molho de escabeche. E eis um arroz de feijão salteado (abundantemente, refira-se) com uma mistura dos tradicionais enchidos da região, como a morcela, farinheira, chouriça, entremeada e entrecosto. Os vinhos branco e tinto Pedra d' Orca Dão 1999, da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tázem a acompanhar. Para a digestão, uma "quente" aguardente de zimbro. Antes desta parte, tempo ainda para os mais de 250 comensais se deliciarem com a doçura suave do rqueijão com doce de abóbora e o queijo da Serra da Estrela, na companhia de uma fatia de pão de centeio.
Esta "paleta" de sabores desceu até ao XXIII Festival de Gastronomia de Santerém, na quinta-feira, 30 de Outubro, no dia dedicado à Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE). E o restaurante "O Abrigo das Courelas", de Fornos de Algodres, foi o escolhido para esta "viagem" pelo mundo da gastronomia serrana. Paulo Menano, proprietário d' "O Abrigo das Courelas" no final, não escondia a satisfação de tudo ter corrido pelo melhor e confessava que tinha embarcado nesta "aventura" porque foi "obrigado" pelo presidente da RTSE, Jorge Patrão. "Foi uma aventura, porque nós nunca tínhamos saído do nosso 'cantinho' e esta foi a primeira vez. E apresentámos uma amenta que pensamos ser aquela que mais traduz as iguarias e os produtos regionais de toda a Serra da Estrela e o que de melhor sabemos fazer", afirma Menano.
E as expectativas não foram, de todo, defraudadas para o responsável da Região de Turismo. "Ainda que apostar em escolher um restaurante para vir a Santarém seja sempre um risco", admite Jorge Patrão. E isto porque, reconhece, "há ainda muito a fazer em termos de qualificação da restauração portuguesa, em particular da Serra da Estrela. A maior parte dos espaços que servem gastronomia não têm a dignidade que a região e o País merecem". E continua: "E nós temos que saber valorizar aqueles que se esforçam por promover o aproveitamento dos produtos regionais, que apostam na qualidade de serviço e esse é caso, este ano, d' O Abrigo das Courelas".
O responsável por este organismo frisa também o facto de, este ano, se ter alcançado o objectivo de "colocar na mesa uma grande variedade de produtos". E refere o exemplo das xerovias, um prato que está em desuso, mas que o restaurante de Fornos de Algodres "reactivou" e levou a Santarém, "a capital anual da gastronomia". Para o próximo ano, revela Patrão, será Penamacor a servir a ementa no dia dedicado à Região de Turismo da Serra da Estrela.