Fundão
Mil e trezentas pessoas já se inscreveram nas Piscinas Municipais

Com equipamento de topo, inclusivamente o de segurança, as piscinas municipais do Fundão apostam sobretudo na qualidade e no bem estar. Os utentes podem usufruir de classes especiais para recuperação ou por simples lazer.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


As piscinas municipais do Fundão já estão oficialmente abertas desde segunda-feira, 3. Uma infra-estrutura de ponta que aposta na qualidade e que tem ao dispor da população classes como a fisioterapia, hidroterapia, hidroginástica, natação para bebés (a partir dos três meses) e natação para grávidas, todas devidamente acompanhadas de monitores e técnicos. “Temos um protocolo com o Centro Hospitalar da Cova da Beira em que especialistas acompanham os doentes na sua recuperação”, revela Carlos São Martinho. Mas as classes não ficam por aqui. “Vamos adaptando as classes especiais consoante as inscrições”, para além de “permitir novas formas de utilização da piscina dependendo das necessidades de cada grupo de pessoas sempre acompanhadas por técnicos qualificados nessa área”, salienta o vice-presidente fundanense. Mais uma aposta da autarquia, já que “a preocupação social, de saúde, bem estar e qualidade de vida é prioridade”, realça. Arranjar uma classe para adultos para ensinar a nadar é outro dos objectivos.
Neste momento, são cerca de mil e trezentas as pessoas inscritas. Um número que, "numa primeira fase pode ascender até às mil e quinhentas inscrições", refere. Facto que "supera e muito as expectativas da autarquia, pelo que o número por nós fixado inicialmente era cerca de mil", afirma.
Sendo uma infra-estrutura que necessita de ser altamente rentabilizada, o autarca espera que estas inscrições "se mantenham no futuro, também para dar alguma rentabilidade à própria piscina".
As piscinas estão abertas todos os dias das 9 às 22 horas, excepto aos fins de semana, em que abrem ao público das 9 às 14 horas. Um horário flexível para que todo o tipo de pessoas usufrua da piscina. “Temos um regime livre em que os utentes têm o seu cartão e entram à hora que querem porque flexibilizamos o horário de maneira a que cada um possa gerir o seu próprio tempo e espaço”, confessa.
Relativamente aos preços, são 15 euros de obrigatoriedade mensal e desconta, por cada unidade de tempo (45 minutos de plano de água), dois euros e meio para utentes e cinco euros para não utentes. Para os utentes do cartão Social Municipal, os descontos são de 50 por cento, nos termos do Regulamento Municipal em vigor. As famílias com duas pessoas, têm desconto de 10 por cento, com três a quatro pessoas, 15 por cento e para aquelas famílias com um agregado superior a quatro utentes, o desconto é de 20 por cento. “O nosso objectivo é que as piscinas sejam também um local de encontro para a família”, enaltece.

Equipamento topo de gama

Mas nem só de classes especiais com monitores vive a piscina fundanense. Para além da qualidade, a população também tem ao seu alcance toda segurança e equipamento adequado para que os utentes passem ali uma boas horas, não só como terapia, mas também como lazer. “Todos os produtos têm qualidade máxima e são de topo em termos de mercado”, garante Carlos São Martinho. Tendo sido outra das preocupações, “a qualidade da água, neste momento, tem um dos melhores equipamentos de purificação de água a nível nacional”, assegura. Trata-se de dois equipamentos que retiram mais de metade dos produtos químicos e que funcionam através de banda larga, dizimando grande parte das bactérias, já que o tratamento das águas é ao nível de ultravioletas. O que “permite um melhor bem estar aos utentes”, bem como poder “entrar na piscina independentemente da doença que a pessoa eventualmente tem”, sustenta. De acordo com José Miranda, responsável da piscina, “são aparelhos que rondam os 75 mil euros”. Facto que passa um pouco para segundo plano quando “o que se pretende é que as pessoas encontrem aqui a melhor qualidade possível”, conclui.