Paulo Enes foi o vencedor do concurso, estabelecendo um novo recorde
ENGENHARIA’2003
Engenho e arte

A UBI recebe, pela segunda vez, a Conferência da Engenharia - Inovação e Desenvolvimento. O evento contou com apresentações de artigos da comunidade científica de todo o País e do estrangeiro. A terceira edição do concurso “Pontes de Esparguete” fez parte do programa do evento.


Por Daniel Sousa e Silva


“O ENGENHARIA’2003 conseguiu reunir um conjunto variado de pessoas, de diversas área e instituições, de extrema qualidade.” É assim que Victor Cavaleiro, membro da comissão organizadora da conferência, ilustra a conferência organizada pela Universidade da Beira Interior (UBI).
A UBI acolheu entre os dias 5 e 7 de Novembro a conferência ENGENHARIA' 2003– Inovação e Desenvolvimento. Esta 2ª Conferência da Engenharia tem como objectivo fomentar o contacto entre os investigadores das diversas áreas da engenharia e possibilitar a divulgação das suas actividades de inovação e desenvolvimento junto do meio industrial, através da apresentação dos resultados de investigação mais recentes.
A segunda edição teve, segundo Victor Cavaleiro, “mais de 150 inscrições, congregando artigos desde a Engenharia Civil à Engenharia Aeronáutica”. Uma grande vantagem deste tipo de iniciativas, apontada pelo também presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura “é o facto de haver um intercâmbio científico, a partir do qual se podem traçar colaborações e alianças futuras”.
Victor Cavaleiro não tem dúvidas acerca da qualidade e interesse dos temas apresentados. “Todos os artigos presentes no ENGENHARIA’2003 foram analisados por uma comissão de avaliação para assegurar que o título da conferência (Inovação e Desenvolvimento) fosse cumprido”, garante.
A conferência foi apenas publicitada através da Internet, pelo sítio electrónico http://www.confeng.ubi.pt, o que, para Victor Cavaleiro, “valoriza o número de participantes, já que há ainda muita gente na comunidade científica que não usa o meio”.
A conferência é concebida “como um amplo fórum de discussão, catalisador de novas ideias entre investigadores e entre instituições académicas e empresariais”, descreve Mário Freire, membro da comissão organizadora.
A conferência abrangeu as mais variadas áreas das ciências da engenharia, como, por exemplo, a energia e o ambiente, a informática, o urbanismo, a geotecnia e as máquinas eléctricas, entre muitos outros temas. A primeira edição da iniciativa deu-se em Novembro de 2001.A Ordem dos Engenheiros é uma das entidades patrocinadoras deste ENGENHARIA' 2003.
A realização, daqui por dois anos, de uma terceira edição “é uma certeza” para Victor Cavaleiro. No entanto, o docente abre a possibilidade de o evento passar de conferência a congresso. A ideia é “tornar possível a vinda de mais pessoas”, menciona.

Novo “recorde de engenharia”

No âmbito do ENGENHARIA' 2003 realizou-se, na passada quinta feira, o 3º Concurso "Pontes de Esparguete», que teve como principal objectivo incentivar as capacidades criativas dos alunos da UBI na área das engenharias, propondo-lhes a construção de uma ponte feita apenas com esparguete e cola.
O concurso engloba duas categorias: "Carga Máxima" e "Design". Só foram admitidas pontes totalmente construídas em esparguete comercial, com um vão mínimo de 40 centímetros e um peso máximo de 350 gramas, rigorosamente fiscalizadas pelo júri presente.
O vencedor da categoria “Design” foi Nuno Reis com uma construção em estilo piramidal. No entanto, a verdadeira emoção prendeu-se, como nas edições anteriores, com a atribuição do prémio para a ponte mais resistente.
O ano passado, a ponte vencedora conseguiu suportar o peso de 28,73 quilos. Mas este ano, houve um novo recorde de carga: 30, 29 quilos. A proeza coube à ponte de Paulo Enes, aluno do terceiro ano de Engenharia Electrotécnica. Em segundo lugar ficou Bruno Costa, com uma ponte a resistir 22,98 quilos.
Anna Guerman, uma das docentes responsáveis pela organização do concurso, defende a importância de “fomentar o interesse dos alunos pela investigação e pela procura de soluções engenhosas para problemas propostos”.