A melhor praia brasileira




Porto de Galinhas










Por Adriana Moreira

Situada no litoral sul pernambucano, a praia de Porto de Galinhas foi eleita, pelo segundo ano consecutivo pela revista brasileira “Viagens e Turismo” como a melhor praia brasileira. Localizada há 51 quilômetros da capital – Recife, vilarejo da cidade de Ipojuca, “Porto” como é chamada pelos pernambucanos, tem noite bastante agitada e infra-estrutura invejável. Hoje, Porto de Galinhas possui mais de 300 opções de hospedagem no local, variando entre estabelecimentos modestos e de cinco estrelas.

Suas piscinas naturais levam milhares de turistas todos os anos a fazer o famoso passeio de jangada (embarcação rústica feita com troncos de coqueiro). Na lista das praias mais visitadas do balneário estão a Praia do Cupe – tradicionalmente a mais tranquila e famosa por suas mansões; a Praia de Muro Alto – ponto de chegada da grande maioria dos Rallys realizados na região, onde os turistas desfrutam de uma longa faixa de piscinas naturais, fruto dos arrecifes que se extendem pela costa, e a própria praia de Porto de Galinhas, onde estão localizados os restaurantes, centros comerciais e discotecas que fazem a noite do lugar.
Porquê Porto de Galinhas?
Antigamente chamada de Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil, a vila de pescadores era ponto de chegada de navios negreiros que contrabandiavam escravos, escondidos embaixo de engradados de galinhas d'Angola. A senha "Tem galinha nova no Porto!", deu origem ao nome por qual o balneário é conhecido hoje em dia.