The smell of rain











Mortiis





Universal | 2001







O estranho personagem "Mortiis" está portanto de volta com um lançamento um pouco diferente do seu passado.
O teor épico no seu som está intacto, a nível instrumental, mas é adensado a nível vocal dado que assume as vocalizações principais, fazendo pressupor que pretende transmitir uma mensagem mais incisiva.
Além desta grande novidade no sucessor de "The stargate", este "The smell of rain" é uma aproximação ainda mais comercial, tornando a sua música, outrora totalmente composta por atmosféricas paisagens musicadas parecendo saídas de um isolado castelo.
Isso é bem audível em"Parasite god". A formação clássica deste polémico e atarefado teclista, que possui ainda outros projectos (Vond, Fata Morgana e Cintecele Diavloui), é aqui quase posta de lado, sendo substituída aqui por batidas dançáveis adornadas por coros de contornos épicos.
O ex-baixista dos Emperor, longe das raízes do Black Metal, propõe-se a contar nove "estórias" do seu reino ao longo de cerca de 50 minutos bastante acessíveis e recomendáveis a qualquer apreciador de música de contornos sinfónicos, mais clássica ou mais dançável. Destaque para o tema "Monolith", um registo deveras envolvente.