Por Andreia Ferreira


António Cardoso (à esquerda) e Filipe Neto (à direita) falaram sobre o futuro

Sob o lema “24 anos a construir o futuro”, decorreu no sábado, dia 15, o debate “Trabalhadores do século XXI com direitos do século XIX” de forma a assinalar mais um aniversário da Juventude Comunista Portuguesa.
A iniciativa, levada a cabo pela Organização Regional de Castelo Branco, contou com as presenças de Filipe Neto, membro da direcção nacional da Interjovem e António Cardoso, membro do Comité Central.
O público, presente na sede do PCP, era na sua maioria jovem. Filipe Neto deu os parabéns à JCP por considerar “notória a sua influência na consciencialização, esclarecimento e mobilização dos jovens para a luta”. A intervenção de Filipe Neto passou por focar alguns aspectos do pacote laboral que considera “um ataque generalizado por parte deste Governo aos trabalhadores”. Aproveitou para deixar a mensagem de que “há boas perspectivas da continuidade da luta, pois em pleno século XXI não pode haver trabalhadores com direitos tão precários”.
António Cardoso, segundo convidado, julga necessário “derrotar esta política e instaurar uma nova política no País”. O membro do Comité Central do partido defende que compete aos trabalhadores “oporem-se aos objectivos do novo Código de Trabalho”.
Terminado o debate, as comemorações seguiram com um jantar convívio, um magusto e música ao vivo.