Castelo Branco
Secretário de Estado apela à união entre municípios

NC / Urbi et Orbi


O secretário de Estado da Administração Local, Miguel Relvas, apelou, na passada quinta-feira, 6, a uma maior união dos municípios do Interior, para aumentar a capacidade de resposta das zonas menos desenvolvidas. O governante considerou também que a vaga de incêndios florestais do Verão colocou às autarquias portuguesas o "grande desafio" de cooperarem entre si, de forma a pôr de lado, "o individualismo e o egoísmo".
O secretário frisou ainda a necessidade de "ter capacidade de não olhar para as circunstâncias como fatalidade, mas saber tirar as ilações e transformá-las em oportunidades", defendendo que a aplicação de investimentos no Interior do País, uma das zonas mais afectadas pelos incêndios.
Miguel Relvas apontou igualmente o exemplo dos concelhos do litoral, que "estão a encontrar soluções e a ser capazes de pôr de lado os individualismos e os esgísmos". "Se as regiões do País que são mais desenvolvidas e se os municípios que são mais ricos, se estão a unir para ainda serem mais fortes e mais ricos, gostaria de alertar aqueles que mais dificuldades têm de que não há outra solução, senão seguir esse caminho", declarou o governante numa visita ao concelho.