Fundão
António Antunes é o novo comandante distrital dos Bombeiros

NC / Urbi et Orbi


O Comandante dos Bombeiros voluntários do Fundão, António dos Santos Antunes, foi, no passado dia 30 de Setembro, nomeado Comandante do Sector Operacional Distrital de Castelo Branco.
Natural do Paul, onde nasceu a 1949, integrou a Direcção do Fundão em 1990, onde desempenhou vários cargos, incluindo o de vice-presidente. Em Fevereiro de 1997, foi nomeado segundo Comandante e em Janeiro de 2000, passou a Comandante. Mais tarde, em 2002, por votação, foi escolhido para comandar a zona norte, sendo agora nomeado Comandante Operacional Distrital.
António Antunes defende que o distrito necessita de mais meios humanos e materiais. Propõe para a resolução do problema, a criação de Grupos de Intervenção Permanente (GIPs), com, pelo menos, cinco bombeiros e uma viatura de combate a fogos florestais para os Corpos de Bombeiros. E defende: "Sessenta homens e 12 viaturas sempre prontos a saírem, a acrescentar aos elementos habituais na época de Verão, evitaria muitas vezes o chamamento de colunas de outros distritos que levam cinco a seis horas a chegar ao local do incêndio".
"Criar-se-iam postos de trabalho num distrito tão carenciado de empregos, com uma densidade populacional tão baixa, com tão poucos corpos de bombeiros e com uma área tão vasta", salienta, acrescentando que "estes elementos estariam também disponíveis para frequentarem cursos e acções de formação nos quartéis e mesmo na Escola Nacional de Bombeiros". Assim, "a solução tem que passar por aqui. O caminho só pode ser este".