Debate internacional
Comparar modelos de gestão universitária

Os reitores das universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra, e especialistas estrangeiros debatem modelos de gestão no ensino superior.

Por Daniel Sousa e Silva


A Universidade de Aveiro acolhe amanhã, 19, um debate sobre modelos de gestão no ensino superior. A organização cabe, em conjunto, à universidade aveireinse, UBI e Universidade de Coimbra
O evento conta com comunicações de especialistas internacionais convidados, que ocupam ou já ocuparam cargos de liderança nas universidades de Twente, na Holanda, Pittsburg, nos Estados Unidos da América, e Salamanca, em Espanha.
O objectivo é a análise comparativa dos modelos europeus e norte-americanos de gestão de estabelecimentos de ensino superior.
No final das comunicações, decorre um debate moderado por Júlio Pedrosa, ex-reitor da Universidade de Aveiro e antigo ministro da Educação no Governo de António Guterres.
A iniciativa decorre na mesma semana em que se debate na Assembleia da República uma proposta de lei que estabelece as bases do regime jurídico de autonomia, organização e funcionamento do ensino superior. Santos Silva espera que “a Assembleia da República não tenha tanta pressa de legislar sobre a Lei de Bases da Educação como teve com a Lei de Financiamento do Ensino Superior.