Por Daniel Sousa e Silva


Armando Cerezo falou sobre as diferenças entre hospitais civis e militares

Os mais variados temas foram analisados sob a lupa da economia empresarial no 5º Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, realizado na Universidade da Beira Interior na passada sexta feira, 14. A primeira edição do evento deu-se em 1999.
”A iniciativa tem já cinco anos, mas tenho a certeza que daqui por mais cinco o evento vai continuar, quer seja em Portugal, quer seja em Espanha”, garante Maria do Céu Alves, da comissão organizadora do seminário.
A organizadora reforça a importância do Seminário Luso-Espanhol “para divulgar a investigação que se faz nos dois países”. Uma outra ideia deixada na intervenção de abertura do encontro transfronteiriço por Maria do Céu Alves é “a transmissão da vontade de cooperar entre as duas nações, algo que está a transformar a antiga mentalidade de maus vizinhos”.
Foram cinco as áreas abordadas : Entrepreneurship, Organização de Empresas, Finanças e Contabilidade, Microeconomia e Macroeconomia, num total de 28 comunicações em apenas um dia. O grande número de comunicações só foi possível graças à divisão do seminário em duas salas com apresentações em simultâneo, com apenas duas pausas.
”Estudo sobre a Produção Hospitalar dos Hospitais do Exército Português – Primeira Abordagem”, por Armando Cerezo e Anabela Almeida foi a primeira comunicação da sala A – Organização de Empresas. Os investigadores tentaram estabelecer medidas de qualidade e quantidade das acções de saúde no exército em comparação com hospitais civis. O estudo teve como entidades envolvidas a Universidade da Beira Interior, o Hospital Militar Central e o Centro Hospitalar da Cova da Beira, entre outras instituições menos relevantes para a pesquisa.
Ao mesmo tempo, Pires Manso apresenta, na sala B – Macroeconomia –, “Interdependencies in the European Union Capital Exporting Markets”, uma comunicação sobre uma questão actual, a econometria aplicada à exportação de capitais.
Nas duas sessões seguintes, falou-se de Finanças e Contabilidade, Entrepreneurship e Microeconomia.