Descobrir a cidade escondida pelo nevoeiro




Londres










Por João Rodrigues

Com cerca sete milhões de habitantes, a enovoada capital do Reino Unido, debruçada sobre o rio Thames (Tamisa) é hoje em dia uma das cidades europeias mais habitadas, modernas e históricas. É mundialmente conhecida pelo Big Ben e palácio de Westminster, onde se reúne o parlamento britânico e pelos seus autocarros vermelhos de dois andares.

Londres está salpicada de jardins, lojas, palácios, catedrais e museus. O rio Thames é atravessado por várias pontes, das quais a mais conhecida é a Tower Bridge, uma bonita ponte com duas torres. Tem também esta cidade o mais antigo museu do mundo, o British Museum, tendo também grande importância o Natural History Museum e o Museu de Cera. Este é um país monárquico, daí o destaque do famoso Palácio de Buckingham, onde habita a família real, que por sua vez guarda as mais valiosas jóias do mundo, as jóias da coroa britânica na Torre de Londres, edifício famoso por ser alvo de lendas de fantasmas. Os principais monumentos religiosos são a St. Paul´s Cathedral, de estilo barroco e a Abadia de Westminster.
As galerias mais importantes são a Covent Garden e a Harrods, onde se pode perder em compras. Outras propostas interessantes para uma visita são o Palácio de Cristal e o London Eye, uma roda gigante de onde se consegue ter uma vista que abarca grande parte da cidade. Os pólos culturais mais importantes de Londres são a galeria Tate Modern e o Shakespeare´s Globe Theatre. O espaço verde mais importante é o Hyde Park e a zona mais movimentada da cidade é a Trafalgar Square. Com tantos motivos, só resta mesmo visitar.