Os músicos fizeram as delícias das crianças
Orfeão da Covilhã organiza mini-concerto
Dia da Música celebrado entre crianças

O Dia de Santa Cecília, Padroeira da Música, foi celebrado com dois concertos didácticos organizados pelo Conservatório de Música da Covilhã, na passada sexta-feira, para um público muito especial: 300 crianças, vindas das escolas de 1º Ciclo da cidade, que encheram o auditório do Orfeão de alegria e entusiasmo.


Por Cláudia Carvalho


A organização de dois mini-concertos didácticos foi a maneira com que a direcção do Conservatório Regional da Covilhã decidiu comemorar este ano o dia de Santa Cecília, Padroeira da Música. A iniciativa decorreu no auditório da escola, na passada sexta-feira, 21, tendo como convidados especiais as crianças das escolas de 1º Ciclo da cidade, às quais se procurou cultivar o gosto pela música através da apresentação de diferentes instrumentos musicais.
O evento foi dividido em duas sessões, uma marcada para as 11h e outra para as 14h30, de modo a dividir o numeroso público. Cada escola escolheu 30 alunos para assistir à peça, com excepção da escola Central, que levou 60 alunos, repartindo metade por cada uma das sessões. A escola dos Penedos Altos, a de Santo António, a Central e a escola do Refúgio marcaram presença na sessão da manhã. Na sessão da tarde marcaram presença novamente a escola Central, a do Rodrigo, a do grupo "A lã e a Neve" e a escola do Conservatório.
A peça foi organizada pelos professores de música do Conservatório, pelos monitores do projecto “A Criança e a Música”, que ali está ser desenvolvido, e por dois alunos da Escola Superior de Artes de Castelo Branco.

Concerto de guitarra leva Ragner Tovar ao “Fora d’Horas”

Segundo João José Barata Gomes, presidente do Orfeão, embora seja habitual comemorar o dia de Santa Cecília, tal nunca se havia feito como este ano, apostando-se por norma na organização de concertos destinados a um público adulto. Este ano tentaram abranger os dois públicos, agendando, além destes dois concertos infantis, um concerto de coros, que teve lugar no domingo, 23, às 16h, na Igreja da Misericórdia, e ainda um concerto de guitarra, com o músico Ragner Tovar, a decorrer no próximo dia 27, às 21h30, no bar Fora d’Horas.