Por Ana do Rego Oliveira


Os clássico de Donizetti encantou os presentes no espectáculo

O Teatro Cine da Covilhã acolheu no passado sábado, 22, mais uma ópera inserida no protocolo estabelecido entre a autarquia covilhanense e a Fundação Cupertino de Miranda, em cooperação com a Orquestra do Norte. Desta vez subiu ao palco Don Pasquale, um clássico de Gaetano Donizetti e uma das óperas cómicas mais importantes do século XIX, na qual os tipos criados vão além da simples caracterização estereotipada das personagens de comédia clássica. É uma ópera veloz no desenvolvimento da trama e onde as surpresas são constantes.
A ópera conta a história de Don Pasquale, um velho rico que queria casar com uma jovem de modo a ter um filho, seu herdeiro. Ele vai conhecer, através do seu amigo Malatesta, uma mulher que o encanta e com a qual decide casar de imediato. Ernesto, seu sobrinho, durante o casamento percebe que a noiva do tio é a sua amada Norina. Na verdade, o casamento é uma trama destinada a tornar a vida de Don Pasquale um pesadelo, tentando fazê-lo entender o que pode significar casar com uma mulher mais jovem. A ópera termina com Don Pasquale a descobrir o romance entre Norina e Ernesto. O velho, feliz por se livrar do pesadelo em que se transformara o seu casamento, aceita e abençoa a relação do sobrinho com a jovem.
Embora com menos público do que as duas óperas apresentadas anteriormente, Don Pasquale encantou e conquistou espectadores de todas as idades. Da organização do evento ficou a promessa de que eventos culturais de qualidade como esta ópera se irão repetir na Covilhã.