Instituto Português de Sangue de Coimbra
Colheita de sangue na UBI

Acabar com a falta de sangue em Portugal é o que leva o Instituto Português de Sangue de Coimbra (IPSC) a procurar as Universidades. Pelo quarto ano consecutivo os estudantes da UBI poderam dar o seu contributo num projecto que tem em vista prestar assistência a todos aqueles que necessitarem de sangue.

Por Teresa Batista


O Pólo IV da Universidade da Beira Interior foi o local escolhido para fazer mais uma recolha de sangue. No dia 18 de Novembro, estudantes, funcionários e professores tiveram a oportunidade de dar sangue, um acto simples que pode contribuir para ajudar muita gente.
Salvar vidas é o principal objectivo que leva os estudantes da UBI a dar sangue. Susana tem 21 anos e frequenta o curso de Psicologia. Apesar de ser a primeira vez que dá sangue, considera que "actualmente há muita gente que precisa de sangue e o contributo de todos é essencial para a vida de muitas pessoas." Ana Mendes acrescenta que o seu tipo de sangue é universal e como pode ajudar os outros sem ter consequências na sua própria saúde achou importante começar a dar sangue.
Com a falta de sangue que existe no nosso país, o IPSC procura as escolas e as Universidades para fazer as suas colheitas. Diamantino Simões, administrativo da brigada do IPSC, confessa que as escolas são privilegiadas pelo Instituto porque "para além de haver muita juventude, que habitualmente é generosa, também são um ponto propício para a divulgação da campanha".
Esta equipa conta com especialistas médicos que se responsabilizam pela segurança dos dadores, por isso há uma série de requisitos necessários para que a dádiva possa ser feita. Ser maior de 18 anos, ter no mínimo 50 quilos, ter os níveis de hemoglobina adequados e encontrar-se bem de saúde são as principais características que devem fazer parte de um dador.
Duarte Sousa, médico responsável pela equipa, acrescenta que "há cada vez mais necessidade de sangue no nosso país", uma situação deve sensibilizar as pessoas. Apesar dos estudantes acharem que esta campanha deveria ter sido mais divulgada, a adesão foi muita e os responsáveis fazem um balanço positivo. Por fim deixam o apelo àqueles que quiserem dar sangue: "dia 5 de Dezembro venham ter connosco à biblioteca da UBI".