João Manuel Gomes realçou a importância de existir uma colaboração contínua entre empresas e instituições de ensino,
Engenharia Têxtil promove seminário
Aproximar o estudante do mercado de trabalho

Os alunos de Engenharia Têxtil tiveram oportunidade de estar em contacto com novos desenvolvimentos a nível da estamparia e acabamentos de tecidos num seminário organizado pelo Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis em colaboração com a Ciba - Especialidades Químicas Lda .


Por Andreia Ferreira


Foi no passado dia 20 que a Ciba, uma empresa multinacional suíça, que fabrica corantes para a indústria têxtil, realizou um seminário em colaboração com o Departamento de Ciência e Tecnologias Têxteis.
O evento teve como principal objectivo a divulgação das mais recentes
técnicas de estamparia e acabamentos de tecido e contou com a presença de Carles Aléman, director da Ciba, e de João Manuel Gomes, director técnico em Portugal da mesma empresa.
Perante uma assistência interessada, composta por alunos e docentes do
curso de Engenharia Têxtil, João Manuel Gomes expôs a sua comunicação
centrada essencialmente numa nova técnica de estamparia, sua especialidade, denominada por Ink Jet que permite uma maior definição no desenho, além de ser um método bem mais económico e rápido que o tradicional. Já Carles Aléman, com um currículo vastíssimo na área, abordou o tema dos grandes desenvolvimentos verificados no campo dos acabamentos dos tecidos, nomeadamente o Teflon, que tem várias aplicações práticas, como é o caso do seu comportamento anti-mancha, absorvente de odores e protecção contra raios UV.
No final do seminário, Rui Miguel realçou o facto de esta ser uma parceria bem sucedida e que a Universidade estava sempre de portas abertas a esta componente de formação dos alunos. Nas palavras do director do Departamento de Ciência e Tecnologias Têxteis, “é importante que os alunos tenham contacto com outras pessoas e outras realidades, pois, além de lhes fornecer novos conhecimentos, prepara-os melhor para o mercado de trabalho”. Da mesma opinião foi João Gomes, que não deixou de elogiar a UBI por este tipo de iniciativas e apontou o dedo a outras instituições, afirmando que falta vontade para organizar mais eventos do género, visto que é muito importante uma nova e bem preparada geração de engenheiros têxteis.