O turismo da região é um dos beneficiados com este projecto
Projecto TRANSLANA
Museu de Lanifícios na rota da lã

Líder do Projecto comunitário TRANSLANA até 2006, o Museu de Lanifícios da UBI procura integrar a Beira Interior na rota cultural e turística da lã e do património industrial que caracterizam e unem todo o interior da Península Ibérica.


Por Ana Pinto


O TRANSLANA é um projecto transfronteiriço liderado pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior desde Abril do corrente ano, tendo como objecto de investigação as rotas peninsulares da lã e as vias da transumância. Este projecto abrange as regiões da Beira Interior e da Extremadura (Espanha) e prolongar-se-á até 2006, desenvolvendo-se em duas fases: uma primeira, já a decorrer, que abrange 2003 e 2004, e uma segunda que se estenderá de 2004 a 2006. Dois momentos que prevêem diferentes objectivos e intervenções, estando neste momento a operar ao nível da investigação e da musealização.
Um dos grandes objectivos do TRANSLANA é salvaguardar as evidências industriais de teor arqueológico e musealizar esse mesmo património industrial. Para isso, procura rentabilizar os recursos humanos e patrimoniais existentes em ambos os lados da fronteira, de modo a mostrar a importância histórica dos lanifícios a nível peninsular e contribuir para a evolução das duas regiões. A grande expectativa deste projecto é conseguir atrair um maior número de visitantes aos museus participantes, valorizar as vias pecuárias e estabelecer as regiões envolvidas como pontos de referência na rota do turismo cultural do interior da Península Ibérica.
Projecto comunitário, o TRANSLANA está a ser desenvolvido no âmbito do INTERREG III A- Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, contando com a parceria de diversas entidades pertencentes aos dois países. De Portugal, além do Museu de Lanifícios, integram este projecto a Câmara Municipal da Covilhã, a Região de Turismo da Serra da Estrela, o Instituto de Conservação da Natureza e o Parque Natural da Serra da Estrela. De Espanha, a parceria vem do Consorcio Museu Vostell (Malpartida de Cáceres) e da Asociación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almonte – Tagus (Cáceres).