Apoio Social
Novo Centro de Dia inaugurado em Cantar Galo

A secretária de Estado da Segurança Social esteve em Cantar Galo para inaugurar o Centro de Dia e a empresa de inserção. Um projecto que presta apoio aos idosos e que emprega 24 pessoas. Teresa Caeiro ficou impressionada com a força de vontade da população.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


"Empenho, esforço, dedicação, dinamismo, interactividade, inovação, capacidade e sonho". Estas são algumas das muitas palavras que Teresa Caeiro, secretária de Estado da Segurança Social, utilizou durante a festa de
inauguração das instalações do Centro de Dia e da Empresa de Inserção - Padaria, em Cantar Galo. Uma obra já há muito tempo desejada pela população e pela direcção do Centro Social da freguesia que alegrou mais de 50 pessoas no passado dia 24.
De facto, a responsável máxima ficou impressionada com uma obra "tão notável a vários níveis, logo pela sua criatividade e vontade de fazer". É que, para além de ser "uma gente que não cede a nada, que gera amizades, que une esforços e que consegue contagiar os outros", também "apoia os idosos no Centro de Dia", ao mesmo tempo que "gera emprego aos mais novos". Construída ao lado do Centro de Dia - que emprega 11 pessoas - a empresa de planificação de pastelaria, dá trabalho a 13 pessoas e não deixa de ser uma mais valia para a população e para os utentes, até porque já são 20 os idosos no Centro de Dia e 10 em apoio domiciliário. "Tudo isto é uma forma verdadeiramente rica, activa e criativa de dinamizar e apoiar os utentes e o Centro de Dia", realçou, entusiasmada, durante a visita.
Para a secretária, "a resposta do Centro de Dia é claramente uma resposta de proximidade", em que "a qualidade de vida é muito mais que o preenchimento das necessidades básicas", salienta. É neste sentido que a responsável acredita que este Centro de Dia "tem e terá certamente um papel de proximidade para esta comunidade", para além de "permitir promover o desenvolvimento num território confrontado com situações de pobreza e exclusão", continua.

Centro tem dívida de 500 mil euros

"Doce Tentação" é o nome da padaria que fica ao lado do Centro de Dia. Embora a empresa esteja a ser um sucesso, a verdade é que o Centro de Dia de Cantar Galo tem uma dívida de 500 mil euros, apesar do Centro de Emprego ter financiado parte do investimento. E é este mesmo Centro que vai, durante dois anos, pagar 80 por cento dos salários aos trabalhadores.
A obra está orçada em 580 mil euros, sendo que a empresa de inserção ronda à volta dos 200 mil euros. Desta forma, a instituição dirigiu um pedido de 60 mil euros ao Ministério da Segurança Social e do Trabalho. Um pedido que, segundo a secretária de Estado, "carece apenas do despacho do ministro Bagão Félix". "A Segurança Social não contribui com pedras ou com a construção propriamente dita, mas assegura, através dos protocolos de cooperação, o funcionamento diário de muitas instituições", garante.
Mas, para António Freire, presidente do Centro de dia de Cantar Galo, a quantia não é suficiente. "O apoio da secretária de Estado é bem vindo, mas estava à espera de mais", confessa. No entanto, e para já, "a empresa sustenta-se a ela própria e esperemos que vá dando algum benefício para as dívidas, para que a rentabilidade também seja maior", revela.

Lar de Idosos já tem terreno e projecto

Para além de ter já outro projecto "idêntico a este" em mente, "que criará mais seis postos de trabalho e que está ligado à restauração", António Freire quer a construção de um Lar de idosos. Segundo ele, "actualmente há 73 inscrições de pessoas que querem um Lar", facto que por si só, "já justifica a existência de um". De acordo com Freire, "são pessoas sozinhas e com grandes dificuldades e que precisam muito de um lar".
Terreno, também parece ser algo que não falta. "Temos aqui um com cinco mil metros quadrados e temos um projecto com 33 quartdos, com casas-de-banho individuais, um salão de festas com 400 metros quadrados, um grande refeitório, uma biblioteca e até uma piscina no meio", declara Freire.
Com todas estas valências e mais algumas que o presidente garante que o Lar vai ter, será obra, como disse, "para rondar um milhão e 500 mil euros".