Por Helena Afonso


Os cincos alunos da EPABI actuaram para um
público reduzido

Na passada quarta feira, 26, foi a vez do Quinteto de Metais da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) actuar no Teatro Cine, no decorrer do evento cultural a que se dá o nome de Novidad. O concerto decorreu com pouquíssimos espectadores e teve a duração aproximada de 15 minutos.
O Quinteto pertence à EPABI, e existe à cerca de dois anos. Costumam actuar em recitais, em escolas secundárias, na escola e em propostas de bandas. O convite para actuarem nesta iniciativa surgiu através da escola.
Os músicos não se mostraram surpreendidos com a falta de espectadores e disseram até que já estavam à espera disso, acusando o público de falta de interesse por iniciativas culturais. Luís Oliveira, membro mais velho deste quinteto, referiu ainda que “é normal que num dia em que há futebol na televisão não se saia de casa para ver concertos”.

“Attitude” não ganha fãs

Logo de seguida, foi a vez da película “Attitude” de Rob Nilsson, realizador americano bastante aclamado internacionalmente. O realizador trabalha na indústria cinematográfica há mais de 20 anos e é uma personalidade bastante influente do cinema digital, sendo considerado um pioneiro nesse campo.
Rob Nilsson está, de momento, a trabalhar nas 9@night Series, um ciclo único de filmes dramáticos sobre as vidas de 50 personagens, do qual “Attitude” faz parte.
A longa-metragem de 110 minutos não teve grande adesão por parte do público em geral, tendo apenas cerca de dez espectadores, todos alunos da Universidade da Beira Interior (UBI).
O balanço da noite não foi positivo pois os espectadores mostraram-se desiludidos com o filme, alguns deles abandonaram a sala mais cedo, mostrando-se arrependidos de terem saído de casa. As opiniões acerca do realizador, apesar de todo o seu prestígio no estrangeiro, também não foram abonatórias.
Rui Branco, empregado do bar do Teatro Cine, explica que “isto tem acontecido ao longo de todo o Novidad”, tendo como principal motivo o facto dos filmes não serem legendados.