Fundão
Agricultores pedem rápida conclusão do Regadio

Se as obras nos blocos de rega do Fundão e Covilhã não forem rapidamente concretizados, a criação de agro-indústrias na região será afectada. É esta a opinião da Associação Distrital de Agricultores, que diz que o projecto anda "a passo de caracol".

NC / Urbi et Orbi


Se o Regadio da Cova da Beira não for rapidamente concluído a criação de agro-indústrias na região pode ser afectada. O alerta foi deixado pela Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB), que reivindica a conclusão da obra no menor tempo possível.
Mesquita Milheiro, presidente da ADACB, disse na assembleia geral, realizada na semana passada, que "é necessária a rápida e integral concretização da infra-estrutura". Em causa estão as obras por realizar nos blocos de rega do Fundão e Covilhã, concelhos onde se concentram grande parte dos 1500 associados da ADACB.
A associação frisa que o atraso torna "impossível" transformar as explorações ligadas ao sector primário em agro-indústrias e os agricultores pedem empenho à Administração Central no investimento do Regadio da Cova da Beira, sob pena de o projecto continuar a avançar "a passo de caracol".
Na mesma reunião magna ficou aprovado o plano de actividades e o orçamento da associação para 2004, "num valor próximo dos 50 mil euros", anunciou Mesquita Milheiro.
No plano de actividades a novidade passa por "uma colaboração mais estreita com as juntas de freguesia". "Vamos estabelecer protocolos de colaboração nas vertentes de formação e elaboração de projectos de candidatura a subsídios", explica o presidente da ADACB, que descreve o trabalho do próxomo ano como "uma continuidade em relação aos anos anteriores".
"Temos feito uma gestão muito restrictiva para manter o equilíbrio económico e financeiro", sublinha ainda Mesquita Milheiro.