Guarda
Cáritas unem esforços para combater pobreza

A Guarda recebeu o I Encontro Ibérico das Cáritas de Andorra, Espanha e Portugal. Um iniciativa que mostrou a necessidade da construção de um Observatório para ajudar quem mais precisa.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


Criar um espaço de cooperação inter-Cáritas que permita uma nova dinâmica na relação entre as suas instituições, foi o desafio do I Encontro Ibérico que reuniu as Cáritas de Andorra, Espanha e Portugal. Um vento que se realizou no passado fim de semana, entre os dias 21 até dia 23 e cujo tema foi "Europa como oportunidade e desafio no âmbito social".
O Encontro teve como principal objectivo criar um espaço de cooperação internacional, o que proporcionou uma nova abordagem nas relações institucionais e de parcerias entre as Cáritas congéneres naquele espaço ibérico. Nesta linha de força, a maior conclusão que se tirou da iniciativa, como revela Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foi "o posicionamento destas Cáritas relativamente à contrução de um observatório interno e para apresentar as devidas propostas ao Governo". Trata-se de um Observatório Nacional promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) e pela própria Cáritas Portuguesa.
A necessidade do estudo da viabilidade da constituição de um Observatório Social Ibérico surge fruto de "uma época de transformação profunda económica e social da União Europeia, problemas como a imigração, o desemprego ou o empobrecimento dos territórios", realça Eugénio Fonseca. Desta forma, quando está em curso a discussão do texto da nova Constituição Europeia, "a enunciação dos valores que a devem nortear exige a intervenção quer da Igreja, quer da sociedade civil", enaltece. Neste âmbito, e durante o Encontro, o papel desempenhado ao longo das últimas décadas pelas Cáritas, "que reforça a necessidade do seu contributo para uma sociedade mais justa e solidária", foi várias vezes fomentado.
"A urgência de repensar a problemática da pobreza dentro do espaço comunitário", como salienta o responsável, foi outro dos grandes objectivos que levou à necessidade de uma identificação de mecanismos que possam dar seguimento à cooperação e ao estreitamento de laços entre as Cáritas Ibéricas, bem como a análise e promoção conjunta de projectos de luta contra a exclusão social.

Zona fronteiriça acolhe Encontro Ibérico

A Guarda foi o local escolhido para acolher o I Encontro Ibérico das Cáritas de Andorra, Espanha e Portugal. Para Eugénio Fonseca, "sendo a Guarda uma diocese fronteiriça", faria todo o sentido receber um evento desta envergadura. A questão do alargamento na União Europeia (UE), foi algo que motivou também que aquela cidade fosse palco da iniciativa que pretende, cada vez mais, combater a pobreza. De acordo com o presidente, o alargamento na UE leva a que "as zonas do Interior se ressintam com este facto" e vir à Guarda "é dizer que é bom que a Europa se alargue, mas não esquecendo a interioridade e Portugal". "Este é um desafio que nos traz exigências e temos que estar atentos, senão podemos ficar esquecidos e periféricos", enfatiza. Como tal, "unidos será muito mais fácil lidar e evitar os perigos", declara
Também para Isabel Varandas, presidente da Cáritas da Guarda, dar oportunidade à cidade de acolher o Encontro "é dar oportunidade à diocese de conhecer o trabalho da Cáritas, que a nível nacional e internacional", refere na altura em que aproveita para reforçar a ideia de que a instituição "colabora para melhorar a vida das pessoas e a sua própria dignidade". Já que, como a própria responsável justifica, " embora a ideia de pobreza esteja muito ligada às carências materiais, o grande problema na diocese é o desemprego".