Armando Leandro faz apelo a uma cidadania capaz de garantir os direitos de todos
SPZC traz acção de formação à UBI
Professores aprendem a defender direitos das crianças

Na semana em que se comemora um ano de "processo Casa Pia", o Sindicato de Professores da Zona Centro debate os “Direitos da Criança” em acção de formação para professores.


Por Vânia Pereira


O Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) veio este mês a Castelo Branco e à Covilhã, dias 24 e 25 respectivamente, falar dos “Direitos das Crianças”. A iniciativa surge integrada nas acções de formação para docentes que o SPZC tem vindo a organizar ao longo de todo o ano lectivo. O objectivo é preparar melhor os professores para problemas sociais e escolares mal equacionados.
A acção de formação de terça feira, 25, teve lugar no pólo das Engenharias da Universidade da Beira Interior (UBI). O principal orador foi Armando Leandro, professor jubilado, que alertou para as várias negligências feitas aos direitos da criança. Defendeu a necessidade de uma cidadania activa e da crescente cooperação entre família, escola e sociedade em geral. Sendo a responsabilidade parental um dever importante que muitas vezes não é cumprido, a escola assume um papel cada vez mais importante, sendo por isso essencial harmonizar o processo de relacionamento entre professor e aluno.

Escola é fundamental na hora de intervir

Uma vez que é no ensino pré-escolar e nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico que os casos de ofensas aos direitos das crianças são, por norma, mais facilmente detectáveis, o papel da escola é fundamental para identificar e intervir no problema, podendo fazê-lo de modo informal. Se a intervenção informal se revelar insuficiente, a escola possui a idoneidade necessária para actuar como elemento mediador entre a criança afectada e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, no caso de menores de 12 anos, ou os tribunais, se a idade da vítima estiver compreendida entre os 12 e os 16 anos.
O SPZC sublinha a importância de facultar uma formação permanente, não só devido às constantes mudanças operadas no tecido social, mas também para que todos tenham conhecimento dos meios legais de que dispõem para apoiar qualquer denúncia ou intervenção que vejam pertinente fazer. É por isso que o organizador, Carlos Costa, convida “todos os alunos da UBI a participar nas palestras que se realizam no Pólo das Engenharias, na sala 8.1”.